Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/104
Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura infantil associada a um software educativo como recursos didáticos no ensino de cores para alunos com Síndrome de Down
Autor: Sousa , Priscila Batista de 
Primeiro orientador: Valverde, Clodoaldo
Primeiro membro da banca: Valverde , Clodoaldo
Segundo membro da banca: Scartezini, Raquel Antunes
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Rafaella Sudário
Resumo: Alunos com síndrome de Down apresentam atraso na memória auditiva e por isso sentem dificuldades em aulas baseadas na transmissão de conteúdos formais, e em contrapartida possuem a memória visual nos padrões de normalidade. Sendo assim, a aprendizagem se torna mais significativa quando utilizam suporte lúdico e visual para trabalhar os conteúdos. A presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver recursos didáticos e verificar a contribuição dos mesmos no ensino de cores para alunos com síndrome de Down. Participaram da pesquisa dois alunos com síndrome de Down e a partir de suas especificidades foram desenvolvidos dois produtos educacionais (recursos didáticos): um livro paradidático, tendo como conteúdo uma literatura infantil e um software educativo em forma de jogo. A coleta de dados realizou-se através de observações anotadas em um diário de campo; levantamento do conhecimento prévio a partir de atividades (pré-teste) como roda de conversa, pintura de desenhos e combinação de cor a objetos; e, intervenção com os produtos educacionais. Após utilizar os produtos educacionais, foram realizadas atividades (pós-teste) semelhantes às realizadas antes da intervenção com os mesmos, para analisar se houve contribuição na aprendizagem dos alunos. De maneira geral, os alunos demonstraram- se bastante interessados e após a intervenção com os produtos educacionais conseguiram identificar e nomear as cores, bem como associa-las a objetos, o que não acontecia antes da pesquisa. Com isso, os produtos educacionais desenvolvidos parecem ser importantes ferramentas para a construção do conhecimento dos alunos com síndrome de Down. Ambos os recursos didáticos foram confeccionados fundamentados nas particularidades de dois alunos com síndrome de Down, porém, poderão ser empregados com outros alunos, desde que o mediador faça uma reflexão e adaptação de acordo com a especificidade que deseja atingir.
Abstract: Students with Down syndrome present a delay in auditory memory and therefore experience difficulties in classes based on the transmission of formal contents, and in return they have visual memory in normality patterns. Thus, learning becomes more meaningful when using play and visual support to work the content. The present research has as general objective to develop didactic resources and to verify their contribution in the teaching of colors for students with Down syndrome. Two students with Down syndrome participated in the study and from their specificities two educational products (didactic resources) were developed: a paradidático book, having as content a children's literature and educational software in the form of a game. The data collection was done through observations, annotated in a field diary; prior knowledge raising from activities (pre-test) such as conversation wheel, painting of drawings and combination of color to objects; and, intervention with educational products. After using the educational products, activities (post-test) similar to those carried out before the intervention with the same ones were carried out, in order to analyze if there was a contribution in the students' learning. In general, the students were very interested and after the intervention with the educational products they were able to identify and name the colors as well as associate them with objects, which was not the case before the research. With this, the developed educational products seem to be important tools for the construction of the knowledge of the students with Down syndrome. Both didactic resources were made based on the particularities of two students with Down syndrome, however, they could be used with other students, as long as the mediator reflects and adapts according to the specificity that they want to achieve.
Palavras-chave: Literatura infantil
Síndrome de Down
Recursos lúdico
Meios de ensino
Children's literature
Down's syndrome
Play resources
Means of education.
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: SOUSA, Priscila Batista de. Literatura infantil associada a um software educativo como recursos didáticos no ensino de cores para alunos com Síndrome de Down. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/104
Data de defesa: 4-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO.pdf3,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PRODUTO 1.pdf34,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PRODUTO 2.pdf791,73 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.