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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Jovem, as drogas e a escola : da condição de adictos à evasão escolar no município de Aparecida de Goiânia
Autor: Sousa, Romenia de
Primeiro orientador: Mello, Marcelo de
Primeiro membro da banca: Mello, Marcelo de
Segundo membro da banca: Pinheiro, Veralúcia
Terceiro membro da banca: Silva, Mary Anne Vieira
Quarto membro da banca: Luz, Janes Socorro da
Resumo: Este estudo traz reflexões e análises sobre o processo de urbanização e metropolização de Aparecida de Goiânia, bem como dos resultados dessa urbanização sobre os habitantes dos espaços constituídos neste contexto. Partimos de uma análise materialista geográfica para o entendimento das situações sociais por ela (re)produzidas, com destaque para a educação pública e a drogadição juvenil. Buscamos assim relacionar urbanização, vulnerabilidade social, consumo de drogas por parte da população infanto-juvenil e evasão escolar no município de Aparecida de Goiânia. Para isto, realizamos um estudo bibliográfico sobre urbanização e segregação; educação e drogadição juvenil. Complementando este estudo, investigamos a realidade dos jovens aparecidenses em situação de drogadição, ação realizada através da análise de prontuários de atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial desse município; sua realidade educacional se tornou conhecida através de dados colhidos juntos à Subsecretaria Estadual de Educação. Assim foi possível identificar os bairros mais vulneráveis e suas escolas, onde nos deparamos com um quadro expressivo de evasão. Para corroborar nossas análises, realizamos visitas in loco. Dessa forma, verificamos a realidade educacional e sócio-espacial da população investigada.
Abstract: This paper analyses the processes of urbanization and metropolification of Aparecida de Goiânia, and their influences on the local people. The resulting social conditions, especially public education and youth addiction, studied from a materialistic and geographical standpoint, provided data needed to check for relationship between urbanization; social vulnerability; school dropout rates and drug usage among the infant-juvenile population in the municipality. We carried out a systematic review of literature on urbanization, segregation, education and youth addiction, complemented it by the analysis of medical records of young Aparecidenses kept in the psychosocial care centers, and school records from State’s Undersecretary of Education database. As a corollary, this study pinpointed the more vulnerable districts, and schools with significantly higher rates of dropouts. Local visits to verify the current educational and sociospatial status of the targeted population corroborated this study
Palavras-chave: Urbanização
Educação - Drogadição
Juventude - Drogadição
Urbanization
Education - Drugs
Youth - Drugs
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Programa: Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
Citação: SOUSA, Romenia de. O Jovem, as drogas e a escola : da condição de adictos à evasão escolar no município de Aparecida de Goiânia. 2018. 128 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1042
Data de defesa: 25-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

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