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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1752
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação continuada dos professores na Rede Municipal de Educação de Goiânia: análise crítica da Gerência de Formação dos Profissionais - 2020 - 2024 |
Título(s) alternativo(s): | Continuing teacher education in Municipal Public Education System of Goiânia: a critical analysis of the Department for Professional Development (2020-2024) |
Autor: | Silva, Maria Dairan da ![]() |
Primeiro orientador: | Almeida, Renato Barros de Almeida |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Renato Barros de Almeida |
Segundo membro da banca: | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
Terceiro membro da banca: | Anes, Rodrigo Roncato Marques |
Quarto membro da banca: | Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi |
Quinto membro da banca: | Carneiro, Maria Esperança Fernandes |
Resumo: | O presente estudo faz parte do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação da UEG – Unu-Inhumas, na linha de pesquisa “Trabalho, Estado e Políticas Educacionais”, vincula-se ao projeto de Pesquisa “Determinações internacionais nas políticas públicas brasileiras para formação continuada de professores a partir de 2016: um estudo das orientações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE”. Ele se dedica à análise das ações formativas do GERFOR (Gerência de Formação dos profissionais da SME) de Goiânia, fundamentado na perspectiva de que a formação docente é um processo contínuo, essencial para a prática pedagógica. Mediante a essa questão inerente à formação docente continuada, estabelece a seguinte problemática: como se constituiu os fundamentos da formação continuada de professores na ação formativa dos mesmos mediada pela Gerência de Formação de Professores dos anos iniciais do ensino fundamental desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Goiânia? Nesse contexto, estabelece-se enquanto objetivo central da pesquisa: compreender os fundamentos da formação continuada de professores nas ações formativas para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Para tanto, levantamos os seguintes objetivos específicos: a) discutir os fundamentos da formação continuada de professores constituídas historicamente, b) refletir sobre as bases teóricas e os fundamentos das ações de formação continuada de professores dos anos iniciais da Gerência de Formação dos Profissionais – GERFOR da SME, c) analisar as ações de formação continuada de professores dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. A pesquisa se aprofunda na estruturação das ações formativas do GERFOR, refletindo sobre como estas respondem às demandas do contexto neoliberal que pressiona por eficiência e padronização, frequentemente em detrimento de uma formação crítica e voltada à emancipação dos profissionais da educação. O estudo sugere que, ao atender a essas demandas, a formação tende a reproduzir um modelo de conformidade, limitando a construção de uma prática pedagógica verdadeiramente crítica e socialmente engajada. Por meio de uma abordagem qualitativa e documental, o projeto inclui a análise de documentos institucionais e de literatura especializada, com o objetivo de mapear a evolução das políticas de formação continuada em Goiânia. Em análise preliminar, o estudo contribui para uma compreensão crítica das políticas formativas implementadas pela SME Goiânia por meio do GERFOR, analisando em que medida essas ações formativas promovem a autonomia profissional e o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas ou, inversamente, reforçam modelos de docência adaptativos e conformistas. |
Abstract: | This study is part of the Stricto Sensu Graduate Program in Education at UEG – Unu-Inhumas, within the research line "Work, State, and Educational Policies." It is linked to the research project "International Determinations in Brazilian Public Policies for Continuing Teacher Education since 2016: A Study of the Guidelines of the Organization for Economic Cooperation and Development – OECD." The study is dedicated to analyzing the training actions of GERFOR (Teacher Training Management Office) in Goiânia, based on the perspective that teacher education is a continuous process, essential to pedagogical practice. Faced with the contradictory and inherent issues of continuing teacher education, the study raises the following research question: how are the foundations of continuing teacher education constituted in the training actions mediated by the Teacher Training Management Office for early years elementary school teachers developed by the Municipal Department of Education of Goiânia? Within this context, the central objective of the research is established: to understand the foundations of continuing teacher education in the training actions for early years elementary school teachers developed by the Municipal Department of Education of Goiânia. To this end, the following specific objectives are proposed: a) to discuss the historically constituted foundations of continuing teacher education; b) to reflect on the theoretical bases and foundations of the continuing education actions for early years teachers carried out by GERFOR of the Municipal Department of Education (SME); c) to analyze the continuing education actions for early years teachers of the Municipal Department of Education of Goiânia. The research delves into the structuring of GERFOR’s training actions, reflecting on how these actions respond to the demands of the neoliberal context, which pressures for efficiency and standardization—often at the expense of a critical and emancipatory approach to teacher education. The study suggests that, by meeting such demands, training tends to reproduce a model of conformity, limiting the development of truly critical and socially engaged pedagogical practice. Through a qualitative and documentary approach, the project includes the analysis of institutional documents and specialized literature, aiming to map the evolution of continuing education policies in Goiânia. In its preliminary analysis, the study contributes to a critical understanding of the training policies implemented by SME Goiânia through GERFOR, analyzing the extent to which these training actions promote professional autonomy and the development of critical pedagogical practices or, conversely, reinforce adaptive and conformist teaching models. |
Palavras-chave: | Epistemologia da práxis Secretaria Municipal de Educação e Esporte SME GERFOR Epistemology of Praxis |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação |
Programa: | UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação |
Citação: | SILVA, Maria Dairan da. Formação continuada dos professores na Rede Municipal de Educação de Goiânia: análise crítica da Gerência de Formação dos Profissionais - 2020 - 2024. 2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1752 |
Data de defesa: | 26-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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[Dissertação] Maria Dairan da Silva.pdf | Dissertação de Mestrado em Educação | 1,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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