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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1817
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma análise histórico-cultural sobre a percepção dos professores acerca da formação humana das crianças da educação infantil da rede municipal de Inhumas - Goiás |
Título(s) alternativo(s): | A historical-cultural analysis on teachers' perception about the human formation of children in early childhood education in the municipal network of Inhumas - Goiás |
Autor: | Santos, Mayara Pereira dos ![]() |
Primeiro orientador: | Miranda, Made Júnior |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Renata Ramos da Silva |
Segundo membro da banca: | Iwamoto, Thiago Camargo |
Resumo: | A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas. Intitulada, Uma análise histórico-cultural sobre a percepção dos professores acerca da formação humana das crianças da educação infantil da rede municipal de educação de Inhumas – Goiás, esta pesquisa tem suas bases fincadas no materialismo histórico-dialético, como teoria epistemológica, parte da teoria histórico-cultural e como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos partindo da entrevistas com as professoras do município de Inhumas utilizamos os núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006; 2013). O objeto de estudo desta pesquisa é o “desenvolvimento humano da criança”, enquanto o tema é “uma educação infantil pública de qualidade que potencialize o desenvolvimento humano da criança ancorado na teoria histórico-cultural”. Esta pesquisa propôs como objetivo geral entender como o professor da educação infantil compreende o processo de desenvolvimento humano da criança e como ela aprende e também identificar se o professor entende a relevância do seu trabalho no processo de desenvolvimento humano da criança, tivemos como objetivos específicos: I - entender o processo de desenvolvimento humano da criança e como o professor percebe esse desenvolvimento, II - compreender a criança e a infância histórica, social e politicamente, III - analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como documento norteador no Estado o Documento Curricular para Goiás (DC-GO) em ambos a parte específica para a educação infantil, IV – identificar se o professor tem consciência da importância, relevância e do quanto pode contribuir significativamente para o desenvolvimento humano da criança. Esses objetivos buscaram contribuir para responder a seguinte questão problematizadora: O professor da educação infantil compreende o desenvolvimento humano da criança e como ela aprende? O professor entende a relevância do seu trabalho no processo de desenvolvimento da criança? Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, foi feito inicialmente uma busca booleana para compreendermos o que se estava pesquisando dentro do tema dessa pesquisa, posteriormente foi feito uma pesquisa bibliográfica na tentativa de compreender a criança histórica, social e politicamente, buscamos também analisar os documentos nacionais e estaduais norteadores do trabalho pedagógico das professoras da educação infantil. Com o propósito de compreender a percepção das professoras acerca do desenvolvimento humano da criança foram realizadas entrevistas com roteiro parcialmente estruturado com onze professoras de quatro instituições que atendem somente educação infantil. Utilizamos como autores e obras fundamentais para o desenvolvimento dessa pesquisa no marxismo: Marx e Engels (1999), Marx (2017), Mészáros (2008), na teoria histórico-cultural Vigotski (2017; 2018a; 2018b; 2021), Libâneo (2011; 2012; 2019; 2021), Mukhina (2022). Esse estudo mostrou que a rede municipal de educação de Inhumas tem um grande potencial pedagógico para a potencialização do desenvolvimento humano das crianças, mas precisa construir bases teóricas mais sólidas, definir conceitos fundamentais para o desenvolvimento efetivo do trabalho, ter mais clareza com os objetivos que a rede municipal de educação de Inhumas deseja para a educação infantil, elaborar um documento próprio para que a cidade tenha a identidade educacional consistente assim como finalidades educativas mais claras e promover amplo entendimento e esclarecimento do que seja desenvolvimento humano da criança e como ele acontece. |
Abstract: | This dissertation is part of the Culture, School and Training line of research of the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the State University of Goiás – Inhumas University Unit. Entitled, A historical-cultural analysis of teachers' perception regarding the human formation of children in early childhood education in the municipal network of Inhumas - Goiás, this research has its bases rooted in historical-dialectical materialism, as an epistemological theory, part of the theory historical-cultural and as an instrument for understanding the constitution of meanings based on interviews with teachers from the municipality of Inhumas, we used the meaning cores of Aguiar and Ozella (2006; 2013). The object of study of this research is the “child's human development”, while the theme is “quality public early childhood education that enhances the child's human development anchored in historical-cultural theory”. This research proposed as a general objective the aim of understanding how the early childhood education teacher understands the child's human development process and how they learn and also identifying whether the teacher understands the relevance of their work in the child's human development process, we had as specific objectives: I - understand the child's human development process and how the teacher perceives this development, II - understand the child and childhood historically, socially and politically, III - analyze the National Curricular Guidelines (DCN) and the Common National Base Curricular (BNCC) and as a guiding document in the state the Curricular Document for Goiás (DC-GO) in both the specific part for early childhood education, IV – identify whether the teacher is aware of the importance, relevance and how much they can contribute significantly to the child's human development. These objectives sought to contribute to answering the following problematizing question: Does the early childhood education teacher understand the child's human development and how they learn? Does the teacher understand the relevance of their work in the child’s development process? This research has a qualitative approach, initially a Boolean search was carried out to understand what was being researched within the theme of this research, later a bibliographical research was carried out in an attempt to understand the child historically, socially and politically, we also sought to analyze national documents and state guidelines for the pedagogical work of early childhood education teachers. With the purpose of understanding the teachers' perception of children's human development, interviews were carried out using a partially structured script with eleven teachers from four institutions that only provide early childhood education. We used as fundamental authors and works for the development of this research in Marxism: Marx and Engels (1999), Marx (2017), Mészáros (2008), in historical-cultural theory Vigotski (2017; 2018a; 2018b; 2021), Libâneo (2011; 2012; 2019; 2021), Mukhina (2022). This study showed that the municipal education network of Inhumas has great pedagogical potential for enhancing the human development of children, but it needs to build more solid theoretical bases, define fundamental concepts for the effective development of work, and be more clear about the objectives that The municipal education network of Inhumas wishes to prepare its own document for early childhood education so that the city has a consistent educational identity as well as clearer educational purposes and promote broad understanding and clarification of what a child's human development is and how it happens. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento humano da criança Finalidades educativas Human development of the child Educational purposes |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
Sigla da instituição: | UEG |
Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação |
Programa: | UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação |
Citação: | SANTOS, Mayara Pereira dos. Uma análise histórico-cultural sobre a percepção dos professores acerca da formação humana das crianças da educação infantil da rede municipal de Inhumas - Goiás. 2025. 312 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1817 |
Data de defesa: | 12-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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[Dissertação] Mayara Pereira dos Santos.pdf | Dissertação de Mestrado em Educação | 4,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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