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dc.creatorSantana, Mariana Soares da Silva-
dc.contributor.advisor1Ferreira, João Roberto Resende-
dc.contributor.referee1Ferreira, João Roberto Resende-
dc.date.accessioned2022-02-11T14:27:41Z-
dc.date.issued2019-10-18-
dc.identifier.citationSANTANA, Mariana Soares da Silva. A Criança como ser de direitos. 2019. 69 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/935-
dc.description.resumoEsta dissertação inscreve-se na Linha de Pesquisa “Educação, Escola e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O objetivo geral é conhecer e analisar se a criança é reconhecida como um ser de direitos na história da educação brasileira e nas políticas educacionais para a infância. O problema investigado foi assim expresso: a criança, na história da educação brasileira e nas políticas educacionais para a infância no Brasil é reconhecida como um ser de direitos? O estudo justifica-se pela posição relevante que a educação infantil vem conquistando, com seu papel fundamental de preparação das crianças para a socialização, diferentes tipos de desenvolvimentos, tais como psicomotor, percepções de mundo, sensações e conhecimentos. Os estudos encontrados mostram a necessidade de mais investigações e reflexões sobre o tema, a fim de poder contribuir com a qualidade desse espaço educacional e direito da criança. Deve- se também buscar a emancipação de pesquisas para compreender a história da criança, analisar e comparar suas conquistas e situações atuais. A pesquisa se desenvolveu em uma perspectiva qualitativa, uma vez que pretendeu conhecer a educação infantil como espaço social. Os resultados desta pesquisa apontam que muito tem se alcançado, principalmente a partir do século XX, reconhecendo a criança como um ser de direitos. Documentos e legislações determinam as formas de trabalhar e conviver com a heterogeneidade apresentada nas infâncias (CF 1988), (LDB, 1996), (RECNEI, 1998), (PNE, 2006), (DCNEI, 2009). Porém, o que consta na legislação não garante que na prática esteja acontecendo. Dados apresentados pelo IBGE (2017) e Censo Escolar (2017, 2018) comprovam a distância do atendimento e oferta de vagas para compreender toda a demanda nacional.por
dc.description.abstractThis dissertation is part of the Research Line “Education, School and Technologies” of the Graduate Program in Education Language and Technologies of the State University of Goiás (UEG). The general aim of the research is to seek and analyze if the child is recognized a human being of rights in the history of Brazilian education and in the educational policies for the childhood. The investigated problem was expressed as follows: the child, in the history of the Brazilian education and in the educational policies for the childhood in Brazil is recognized as a human being of rights? The searched studies show the need for further researches and reflections on the theme, in order to contribute to the quality of this educational space and children's rights. It is also due to the emancipation of research that seeks to understand the child's history, analyze and compare their achievements and current situations. The research was developed in a qualitative perspective, since it intended to conceive early childhood education as social spaces. The results of this research show that much has been achieved mainly since the twentieth century, establishing the child as a human being of rights. Documents and legislations determine the ways of working and living with the heterogeneity presented in childhood (CF 1988), (LDB, 1996), (RECNEI, 1998), (PNE, 2006), (DCNEI, 2009). However, what is in the legislation does not guarantee that in practice it is happening. Data presented by IBGE (2017) and School Census (2017, 2018) show the distance of service and vacancies to take account all the national demand.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-02-11T14:27:26Z No. of bitstreams: 2 1557951334_dissertacao_maria_regina.pdf: 22039195 bytes, checksum: 4274273393d3ebb25379a4a2f405ab2c (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-02-11T14:27:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1557951334_dissertacao_maria_regina.pdf: 22039195 bytes, checksum: 4274273393d3ebb25379a4a2f405ab2c (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCriança - Direitospor
dc.subjectCriança - Brasil - Históriapor
dc.subjectChild - Educationeng
dc.subjectChild - Rightseng
dc.subjectChild - Brazil - Historyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Criança como ser de direitospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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