Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Ivane Gonçalves da-
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Veralúcia-
dc.contributor.referee1Pinheiro, Veralúcia-
dc.contributor.referee2Guimarães, Ged-
dc.contributor.referee3Maciel, Roseli Martins Tristão-
dc.date.accessioned2022-02-11T13:14:13Z-
dc.date.issued2019-09-13-
dc.identifier.citationCUNHA, Ivane Gonçalves da. As Ocupações das escolas públicas na memória dos estudantes. 2019. 89 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humana, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/932-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar as ocupações das escolas públicas na cidade de Anápolis nos anos de 2015 e 2016, a partir da memória dos estudantes que participaram ativamente das mobilizações. Desse modo, foram realizadas entrevistas com ex-alunas de três colégios públicos que foram ocupados, buscando analisar a influência que as ocupações causaram na formação da consciência destas jovens por meio de seus relatos. Desse modo, a compreensão dos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais que contextualizaram o universo das escolas públicas se faz presente. Esses aspectos nos possibilita analisar o desencadeamento deste fenômeno que coloca os estudantes no centro dos embates que envolvem a defesa da escola pública pelos estudantes versus o Estado como mero executivo dos negócios privados. Nesse sentido, nos propomos aprofundar teoricamente os estudos sobre a construção social da memória, movimentos sociais, sua historicidade e sua manifestação na contemporaneidade para a luz destas teorias, analisar as ações de ocupação das escolas públicas pelas estudantes.por
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the occupations of public schools in Anápolis in the years 2015 and 2016, from the reconstitution of the memory of students who actively participated in the mobilizations. Therefore, interviews were conducted with former students from three public schools that were occupied, seeking to analyze the influence that occupations caused in the formation of awareness of these Young women through their reports. The understanding of the social, political, economic and cultural aspects that contextualized the universe of public schools is present, in order to analyze the triggering of this phenomenon that puts students at the center of the clashes involving the defense of public school by students versus the state as mere executive of private affairs. In this sense, we propose to deepen theoretically the studies in the social construction of memory, social movements, its historicity and contemporary manifestation in the light of these theories, to analyze the actions of occupation of public schools by the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-02-11T13:13:58Z No. of bitstreams: 2 1572981123_dissertacaoasocupacoesdasescolaspublicasna_emoriadosestudantes.pdf: 830782 bytes, checksum: 3dc97b1b7a85baacbd347303a1ffdbad (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-02-11T13:14:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1572981123_dissertacaoasocupacoesdasescolaspublicasna_emoriadosestudantes.pdf: 830782 bytes, checksum: 3dc97b1b7a85baacbd347303a1ffdbad (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-11T13:14:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1572981123_dissertacaoasocupacoesdasescolaspublicasna_emoriadosestudantes.pdf: 830782 bytes, checksum: 3dc97b1b7a85baacbd347303a1ffdbad (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2019-09-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOcupação das escolas públicaspor
dc.subjectMemória socialpor
dc.subjectOrganizações sociaispor
dc.subjectOccupations of public schoolseng
dc.subjectSocial memoryeng
dc.subjectSocial organizationspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs Ocupações das escolas públicas na memória dos estudantespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1572981123_dissertacaoasocupacoesdasescolaspublicasna_emoriadosestudantes.pdfDissertação811,31 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.