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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jamille de Amorim-
dc.contributor.advisor1Silva, Yara Fonseca de Oliveira e-
dc.contributor.referee1Silva, Yara Fonseca de Oliveira e-
dc.contributor.referee2Ferreira, João Roberto Resende-
dc.contributor.referee3Bezerra, Daniella de Souza-
dc.date.accessioned2022-02-08T15:09:55Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jamille de Amorim. A Prática pedagógica sob o olhar do professor bacharel : o caso de um ensino médio integrado do IFG. 2018. 180 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/918-
dc.description.resumoEsta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Escola e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás, expressa como objetivo geral a prática pedagógica dos professores bacharéis de um Câmpus do Instituto Federal de Goiás - IFG. Quanto aos objetivos específicos, este trabalho propõe realizar estudos sobre a história, princípios e concepções norteadoras da Educação Profissional Técnica e observar se essas concepções se refletem na prática pedagógica desses professores bacharéis; compreender como esses docentes concebem a relação Educação e Trabalho nas suas práticas pedagógicas; e por fim, identificar se a prática pedagógica dos bacharéis contemplam uma abordagem crítica no processo de ensino e aprendizagem e os princípios da educação politécnica. Para desenvolver estudos acerca dos princípios da Educação Profissional, suas concepções históricas e filosóficas e a reflexão sobre o Técnico Integrado ao Ensino Médio foi imprescindível os escritos de Machado (1982, 1991, 2006), Fonseca (1961), Cunha (2000, 2005), Kuenzer (1991, 1997, 2000), Manfredi (2002), Frigoto (2005, 2012), Moura (2012), Ramos (2014), Saviani (2003) além de outros autores como Marx e Engels (2001) e Gramsci (1979, 2000). Para a compreensão dos fundamentos da prática pedagógica e da abordagem crítica de ensino nos respaldamos pelos estudos de Veiga (1992), Tardif (2002, 2014), Pimenta (1998), Figueiredo (2006) e Vygotsky (2007). A perspectiva utilizada como referência em nossa pesquisa é o materialismo histórico dialético por possibilitar uma visão da totalidade do real. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo, cujo corpus de análise é constituído por 14 professores bacharéis e sem formação pedagógica continuada que atuam em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um Câmpus do IFG. Diante desse estudo ficou evidenciado que aproximadamente 62% dos professores bacharéis desse Câmpus do IFG sinalizam uma prática pedagógica norteada pelas diretrizes da Educação Politécnica. Referindo-se na compreensão dos docentes a respeito da relação Educação e Trabalho consideramos que cerca de 50% dos bacharéis ainda mantêm suas concepções com maior destaque para o mercado de trabalho e que cerca de 50% dos bacharéis concebem essa relação Educação e Trabalho pela perspectiva do “Trabalho como princípio educativo”. Evidenciamos, também, que nos critérios observados relacionados a uma prática pedagógica contendo elementos da teoria crítica (embasamento pela Teoria Sociocultural - ZDP, Scaffolding e Mediação), os professores bacharéis alcançam uma porcentagem acima de 60% de indicativo de presença da referida teoria em suas práticas pedagógicas. Diante dos dados, consideramos que a prática pedagógica desses professores bacharéis tem indícios das diretrizes da Educação Politécnica, estas, por sua vez, por possuírem um viés de educação crítica, reflexiva, voltada para a Formação Humana Integral/Omnilateral tem algumas características que se alinham à Teoria Sociocultural. Assim, mediante tal pressuposto, é que os professores bacharéis apresentam, mesmo que de forma “fragmentada”, uma prática pedagógica que contempla elementos da Educação Politécnica e da Abordagem Sociocultural que poderiam tê-los de forma consolidada e/ou por “completo” caso houvesse uma formação continuada que englobasse o ensinamento acerca dessas práticas/elementos.por
dc.description.abstractThis dissertation, linked to Research Line Education, School and Technologies of the Interdisciplinary Postgraduate Program in Education, Language and Technologies of the State University of Goiás, expresses as general objective the bachelors teachers pedagogical practice of a Campus of the Federal Institute of Goiás - IFG. Regarding the specific objectives, this work proposes to carry out studies on the history, principles and guiding concepts of Technical Professional Education and to observe if these conceptions are reflected in the pedagogical practice of these bachelors; understand how these teachers conceive the relation Education and Work in their pedagogical practices; and finally, to identify whether the bachelors pedagogical practice contemplate a critical approach in the teaching and learning process and the principles of polytechnic education. In order to develop studies about the principles of Professional Education, its historical and philosophical conceptions and the reflection about the Integrated Technician to High School, it was essential the writings of Machado (1982, 1991, 2006), Fonseca (1961), Cunha (2000, 2005) (2003), as well as other authors such as Marx and Engels (2001) and Gramsci (2001) 1979, 2000). In order to understand the fundamentals of pedagogical practice and the critical approach to teaching, we read Veiga (1992), Tardif (2002, 2014), Pimenta (1998), Figueiredo (2006) and Vygotsky (2007). The perspective used as a reference in our research is dialectical historical materialism because it provides a view of the totality of the real. This research is characterized as a qualitative case study, whose corpus of analysis is constituted by 14 bachelors without continuous pedagogical training that work in Technical Courses Integrated to the High School of a Campus of the IFG. In view of this study, it was evidenced that approximately 62% of the bachelors of this Campus of the IFG signal a pedagogical practice guided by the guidelines of the Polytechnic Education. Referring to teachers' understanding of the Education and Work relationship, we consider that about 50% of graduates still have their conceptions with greater emphasis on the labor market, and that about 50% of graduates conceive of this relation Education and Work through the "Work as an educational principle". We also show that, in the observed criteria related to elements of critical theory (foundation by the Sociocultural Theory - ZPD, Scaffolding and Mediation), the bachelors reach a percentage above 60% of indicative of presence of this theory in their pedagogical practices. So, up the numbers, we consider that the pedagogical practice of these bachelors has indications of the guidelines of the Polytechnic Education, which, in turn, have a critical, reflexive education, focused on Integral/Omnilateral Human Formation and has some characteristics that align to Sociocultural Theory. Thus, on the basis of this assumption, the bachelors present, even in a "fragmented" way, a pedagogical practice that includes elements of Polytechnic Education and the Sociocultural Approach that could have them in a consolidated and/or "complete" case there would be continued training that would encompass the teaching about these practices/elements.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-02-08T15:09:35Z No. of bitstreams: 2 1553183072_dissertacao_jamille_ielt.pdf: 2125815 bytes, checksum: 28ae6ed9f5c7117f17971de0fd295225 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessor Bacharelpor
dc.subjectEducação Profissional Técnicapor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectEnsino Médio Integradopor
dc.subjectInsituto Federal de Goiáspor
dc.subjectProfessor Bacheloreng
dc.subjectTechnical Professional Educationeng
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subjectIntegrated Secondary Educationeng
dc.subjectFederal Institute of Goiaseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Prática pedagógica sob o olhar do professor bacharel : o caso de um ensino médio integrado do IFGpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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