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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ítalo Alessandro Lemes-
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Veralúcia-
dc.contributor.referee1Pinheiro, Veralúcia-
dc.contributor.referee2Guimarães, Ged-
dc.contributor.referee3Durães, Telma Ferreira do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-11-30T20:05:50Z-
dc.date.issued2017-06-23-
dc.identifier.citationSILVA, Ítalo Alessandro Lemes. Livros de autoajuda : uma análise da narrativa ideológica. 2017. 94 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/890-
dc.description.resumoO objetivo da presente dissertação é refletir sobre o fenômeno do consumismo dos livros de autoajuda, cuja ideologia contribui para a alienação e a coisificação da consciência. O significativo crescimento mercadológico do livro de autoajuda no mundo contemporâneo justifica a importância dessa análise no campo das ciências humanas, o que em nossa compreensão decorre de múltiplos fatores. Destacamos, para o encantamento/consumo do leitor, o uso intenso da publicidade que aliada aos recursos financeiros e tecnológicos se concentram nas mãos de pequenos grupos que controlam a produção editorial. São grupos que geralmente escrevem, publicam e comercializam as obras de autoajuda, mas não se preocupam com a coerência, buscam prioritariamente assegurar o lucro e por isso dão preferência a obras literárias-ilusionistas. Estas visam à manipulação, no sentido de entorpecer o indivíduo e torna-lo inconsistente da própria condição no sistema. As narrativas positivistas dos livros de autoajuda, sobretudo como conservação da ordem social, por meio do discurso do individualismo e fundamentadas na inversão da realidade social, argumentam em favor da elaboração de falsa consciência, principalmente no que fazem propostas sobre as possibilidades de enriquecimento a partir da primazia das ideias e não das condições objetivas de existência na sociedade capitalista.por
dc.description.abstractThe objective of this academic master's dissertation is to reflect on the phenomenon of consumerism of self-help books, whose ideology collaborates for the alienation and the objectification of conscience. The significant market growth of the book of self-help in the contemporary world justifies the importance of this analysis in the human sciences, which in our understanding derives from several factors. We emphasize, for the reader's incantation / consumption, the use of advertising that combines financial and technological resources with small groups that control editorial production. These groups usually write, publish and market self-help works, without concern for coherence, seek fundamentally to ensure profit and therefore give priority to literary-illusionist works aimed at manipulation, in the sense of deceiving the individual and manipulating more inconsistent of its function in the system. Positivist narratives of self-help books, especially as maintenance of social order, through individualism speech and based on the inversion of social reality, argue in favor of the preparation of false consciousness, especially when it is proposed as a way to become rich from the elaboration of ideas and not of the objective conditions of existence in capitalist society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-11-30T20:05:33Z No. of bitstreams: 2 1552515155_dissertacaoitalopdf.pdf: 1636725 bytes, checksum: cfd6f00fb4d6fabf3dddd2800c40b7ed (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-11-30T20:05:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1552515155_dissertacaoitalopdf.pdf: 1636725 bytes, checksum: cfd6f00fb4d6fabf3dddd2800c40b7ed (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-30T20:05:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1552515155_dissertacaoitalopdf.pdf: 1636725 bytes, checksum: cfd6f00fb4d6fabf3dddd2800c40b7ed (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2017-06-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivropor
dc.subjectMercadopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectIndividualismopor
dc.subjectBookeng
dc.subjectMarketeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectIndividualismeng
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleLivros de autoajuda : uma análise da narrativa ideológicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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