Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maurício Gabriel-
dc.contributor.advisor1Silva, Débora Cristina Santos e-
dc.contributor.referee1Silva, Débora Cristina Santos e-
dc.contributor.referee2Curado, Maria Eugênia-
dc.contributor.referee3Oliveira, Éris Antônio de-
dc.date.accessioned2021-11-29T19:50:20Z-
dc.date.issued2015-04-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Maurício Gabriel. Antero de Alda e Alyssa Monks : a liquidez social nas poéticas contemporâneas. 2015. 78 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/880-
dc.description.resumoO advento das novas tecnologias da informação e comunicação trouxe transformações às vivências humanas nos mais diversos âmbitos. Processos sociais, políticos, econômicos, artísticos e culturais alteraram-se e continuam a se modificar em ritmo acelerado e crescente. Esta dissertação discute, nesse contexto, os aspectos estético-formais da ciberliteratura e da pintura contemporâneas, no que toca ao estágio de liquidez social da contemporaneidade. Busca-se, portanto, responder a seguinte questão: Como as poéticas contemporâneas representam e são influenciadas pelas transformações da modernidade líquida? Nesse intuito, a pesquisa tem como objetivos: investigar a cibercultura e a produção artística contemporânea como elemento emergente de uma sociedade liquefeita e acelerada; relacionar as temáticas recorrentes na pintura de Alyssa Monks e a ciberpoesia de Antero de Alda, considerando suas obras numa perspectiva crítica sociológica; discutir os aspectos temáticos e estéticos dessas obras, no que concerne fluidez social que se apresenta na arte. Por sua natureza teórica, a pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa do corpus selecionado, à luz de em recorte teórico interdisciplinar, nas áreas da estética, da sociologia. Os resultados apontam que o artista moderno é aquele que sabe o que há de instável no encantamento de sua obra, constituindo, por isso, enigmas passíveis de serem solucionados, uma vez que não os responde sozinho. Assim, o fruidor há de procurar as respostas através de novos enigmas não somente na personalidade do artista, mas em um trajeto de leituras que acusam a saturação dos usos da linguagem.por
dc.description.abstractThe advent of new technologies of information and communication brought changes to human experiences in various fields. Social, political, economic, artistic and cultural have changed and continue to change at a rapid and increasing rate. This paper discusses, in this context, the aesthetic and formal aspects of cyberliterature and contemporary painting, with regard to the stage of social liquidity of contemporaneity. Search, therefore, answer the following question: How contemporary poetic account and are influenced by changes in liquid modernity? To that end, the research aims to: investigate the cyberculture and contemporary artistic production as an emerging element of a liquefied and accelerated society; relate the recurring themes in painting Alyssa Monks and ciberpoesia of Antero de Alda considering its works in a critical sociological perspective; discuss the thematic and aesthetic aspects of these works, regarding social fluidity that is presented in the art. For their theoretical, research is developed through a qualitative approach of the selected corpus, in the light of interdisciplinary theoretical framework in the areas of aesthetics, sociology. The results show that the modern artist is one who knows what's on shaky spell of his work, constituting therefore puzzles that can be solved, since it does not respond to alone. Thus, the spectator will seek the answers through new puzzles not only in the artist's personality, but on a path readings accusing the saturation of the uses of language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-11-29T19:47:59Z No. of bitstreams: 2 1511531974_mauricio_-dissertacao_completa_1.pdf: 1754459 bytes, checksum: 1140e9f1df11b5df920847ca0a416c34 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-11-29T19:50:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1511531974_mauricio_-dissertacao_completa_1.pdf: 1754459 bytes, checksum: 1140e9f1df11b5df920847ca0a416c34 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-29T19:50:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1511531974_mauricio_-dissertacao_completa_1.pdf: 1754459 bytes, checksum: 1140e9f1df11b5df920847ca0a416c34 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2015-04-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoética contemporâneapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectLiquidez socialpor
dc.subjectContemporary poeticseng
dc.subjectArteng
dc.subjectAestheticseng
dc.subjectSocial liquidityeng
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURAS CLASSICASpor
dc.titleAntero de Alda e Alyssa Monks : a liquidez social nas poéticas contemporâneaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1511531974_mauricio_-dissertacao_completa_1.pdfDissertação1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.