???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/87
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Edimar Correa e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3076166716952355por
dc.contributor.advisor1Souza, Roberto Barcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4853908842861334por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Luciano Duarte da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3865931848055252por
dc.contributor.referee1Souza, Roberto Barcelos-
dc.contributor.referee2Passuelo, Victor-
dc.contributor.referee3Porto, Marcelo Duarte-
dc.date.accessioned2019-04-24T12:53:25Z-
dc.date.issued2018-09-25-
dc.identifier.citationSILVA, Edimar Correa e. A história da matemática na educação básica: contribuições à formação docente e à prática pedagógica. 2018.89f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/87-
dc.description.resumoEsta pesquisa, cuja temática central é a história da matemática na formação de professores da educação básica, tem por objetivo investigar como a História da Matemática vem sendo abordada nos cursos de Licenciatura em Matemática no estado de Goiás, destacando sua importância enquanto instrumento didático para os professores da educação básica. Primeiramente, o estudo foi desenvolvido com base em revisão bibliográfica bem como análise documental, tendo por objeto os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em matemática, onde se buscou identificar, por meio da análise de suas matrizes curriculares, se a história da matemática tem sido abordada nestes cursos. Posteriormente, foi realizada pesquisa de campo mediante aplicação de questionários aos professores de Matemática do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação de Anápolis/GO, no intuito de investigar se os mesmos tiveram a História da Matemática em sua formação, a importância que atribuem à História da Matemática para a aprendizagem bem como a abordam no trabalho com os conteúdos matemáticos. Além da análise de cunho teórico, buscou-se, ao final, apresentar sugestões de estratégias que possam contribuir para o trabalho pedagógico com a história da matemática na educação básica, por meio de um livro paradidático apresentando possibilidades de trabalho com História da Matemática, demonstrando como a história da matemática tratada de forma lúdica pode contribuir na construção do conhecimento matemático. O estudo permite inferir que a história da matemática pode ter uma contribuição pedagógica relevante, desde que o professor compreenda não só seu conteúdo, mas também a forma de trabalhá-lo de forma pedagógica. É de suma importância que a História da Matemática faça parte da formação do professor de Matemática, de modo a permitir sua utilização em sala de aula de forma não apenas ilustrativa, mas favorecendo a aprendizagem. Foi possível observar que há lacunas na formação dos professores em relação à História da Matemática, que aparece de forma secundária na prática pedagógica e até mesmo nos livros didáticos, reduzida às ilustrações introdutórias com pouca relação com a aprendizagem dos conteúdos. A abordagem da história da matemática pelos professores participantes da pesquisa também se restringe, na maioria dos casos, a introdução ou ilustração dos temas, a título de curiosidade e não necessariamente como parte do processo de construção do conhecimento.por
dc.description.abstractThis research, whose central theme is the history of mathematics in the formation of teachers of basic education, aims to investigate how the History of Mathematics has been approached in the courses of Mathematics Degree in the state of Goiás, highlighting its importance as a didactic tool for the teachers of basic education. Firstly, the study was developed based on a bibliographical review as well as a documentary analysis, focusing on the pedagogical projects of undergraduate courses in mathematics, which sought to identify, through the analysis of their curricular matrices, if the history of mathematics has been addressed in these courses. Subsequently, field research was carried out through the application of questionnaires to the Mathematics teachers of the State Education Network of Anápolis / GO, in order to investigate if they had the History of Mathematics in their formation, the importance they attribute to History of Mathematics for the learning as well as approach in the work with the mathematical contents. In addition to the theoretical analysis, it was sought, at the end, to present suggestions of strategies that may contribute to the pedagogical work with the history of mathematics in basic education, by means of a paradidatic book presenting possibilities of work with History of Mathematics, demonstrating as the history of mathematics treated in a playful way can contribute to the construction of mathematical knowledge. The study allows to infer that the history of mathematics can have a relevant pedagogical contribution, as long as the teacher understands not only its content, but also how to work it in a pedagogical way. It is of the utmost importance that the History of Mathematics is part of the formation of the Mathematics teacher, so as to allow its use in the classroom in a way that is not only illustrative but favors learning. It was possible to observe that there are gaps in teacher training in relation to the History of Mathematics, which appears secondary in pedagogical practice and even in textbooks, reduced to the introductory illustrations with little relation to the learning of the contents. The approach of the history of mathematics by the teachers participating in the research is also restricted, in most cases, the introduction or illustration of the subjects, as a curiosity and not necessarily as part of the process of knowledge construction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2019-04-24T12:53:25Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Edimar Correa.pdf: 1748373 bytes, checksum: dda277e335de11251a597a60b188312d (MD5) Produto Edimar Correa.pdf: 1018563 bytes, checksum: 4cefe04197a3e8a888751e51b63dd8ee (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-24T12:53:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Edimar Correa.pdf: 1748373 bytes, checksum: dda277e335de11251a597a60b188312d (MD5) Produto Edimar Correa.pdf: 1018563 bytes, checksum: 4cefe04197a3e8a888751e51b63dd8ee (MD5) Previous issue date: 2018-09-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Matemáticapor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectFormação docente.por
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.subjectMathematical Educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA história da matemática na educação básica: contribuições à formação docente e à prática pedagógicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Edimar Correa.pdf1,71 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Produto Edimar Correa.pdf994,69 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.