Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/866
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Educação escolar de surdos na perspectiva bilíngue de uma escola especial
Autor: Silva, Georgia Clarice da
Primeiro orientador: Curado, Maria Eugênia
Primeiro membro da banca: Curado, Maria Eugênia
Segundo membro da banca: Scaramal, Eliesse dos Santos Teixeira
Terceiro membro da banca: Pinheiro, Veralúcia
Resumo: Esta pesquisa parte da necessidade de reflexão sobre da política educacional bilíngue, que defende o ensino da língua gesto-visual como primeira língua e da língua oral escrita como segunda. Assim sendo, constitui-se, necessário compreender a construção do sujeito bilíngue surdo e como é realizado o trabalho na interação entre as duas línguas no meio escolar. Temos como objetivo investigar a importância da Educação Bilíngue como manifestação sócio cultural da comunidade surda, e então identificar e analisar a metodologia de ensino, conteúdo e material didático utilizados para o aprendizado da primeira e segunda língua na escola com a proposta Bilíngue para surdos em Goiânia. Os dados foram construídos a partir de observações no cotidiano da escola e análise documental os quais foram analisados à luz dos conceitos de aquisição de duas línguas no contexto escolar, e educação bilíngue no reforço e estimulo a Cultura Surda, propostos por autores como Grosjean (1982; 1996; 2001; 2008) Vygotsky (2003; 2007), Felipe(2004), Fernandes (2012), Quadros (1997; 2004; 2006), Salles(2004), Skliar(1997). Corroboramos com as reflexões de Braggio (1992) e Wrigley (1996), em relação a necessidade de mudança do pensamento social para com o surdo. E Perlin (1998; 2002; 2004; 2011) Sobre a concepções de identidade e cultura surda. Portanto, essa pesquisa se propõe a refletir a importância da escola bilíngue para os surdos a partir do respeito as especificidades destes sujeitos.
Abstract: This search of the need for reflection on the bilingual education policy, which advocates the teaching of gesture-visual language as a first language and oral written language as a second. Therefore, constitutes, necessary to understand the construction of the subject deaf bilingual and how the work done in the interaction between the two languages at school. We aim to investigate the importance of Bilingual Education as a manifestation cultural partner of the deaf community, and then identify and analyze the teaching methodology, content and teaching materials used for learning the first and second language in school with Bilingual proposal for the deaf in Goiânia . Data were constructed from observations in the school routine and document analysis which were analyzed in the light of the concepts of acquisition of two languages in schools, and bilingual education in strengthening and stimulating the Deaf Culture, proposed by authors such as Grosjean (1982; 1996; 2001; 2008) Vygotsky (2003; 2007), Philip (2004) Fernandes (2012), Tables (1997; 2004; 2006), Salles (2004) Skliar (1997). We agree with the reflections of Braggio (1992) and Wrigley (1996), for the need for change in social thought towards the deaf. And Perlin (1998; 2002; 2004; 2011) About the concepts of identity and deaf culture. Therefore, this research aims to reflect the importance of bilingual school for the deaf from about the specifics of these subjects.
Palavras-chave: Libras
Bilinguismo
Letramento
Aquisição língua
Escola bilíngue
Cultura surda
Bilingualism
Literacy
Language Acquisition
School bilingual
Deaf culture
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SILVA, Georgia Clarice da. A Educação escolar de surdos na perspectiva bilíngue de uma escola especial. 2015. 97 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/866
Data de defesa: 14-Mai-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1511529599_georgia_-_dissertacao(1).pdfDissertação329,52 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.