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Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas emergenciais de formação continuada de professores da educação básica : estudo da REDE (2009) e do PARFOR (2009) no governo popular brasileiro.
Autor: Gomes, Fabrício Augusto
Primeiro orientador: Brzezinski, Iria
Primeiro membro da banca: Brzezinski, Iria
Segundo membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Terceiro membro da banca: Araújo, Denise Silva
Resumo: A presente dissertação consiste de uma pesquisa qualitativa, teórica com análise documental, cujo método adotado foi o materialismo histórico-dialético. A investigação visa à compreensão do problema: Como e em que contexto sóciohistórico-político-econômico-administrativo foram elaborados e propostos os programas e planos governamentais de formação continuada de professores da educação básica: REDE (2009) e PARFOR (2009), no âmbito da política educacional apresentada pelo MEC (Decreto 6.755, de 29/1/2009), na década de 2000? O objeto é o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica (REDE), no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores do Magistério da Educação Básica (Decreto 6.755, de 29/1/2009) empreendida pelo Governo Popular brasileiro. Os objetivos específicos são: a) investigar o contexto sócio-histórico-político-administrativo de implantação das políticas educacionais para formação continuada de professores da educação básica, na década de 2000; b) analisar as concepções de formação continuada de professores delineadas na Política Nacional de Formação de Professores do Magistério da Educação Básica e o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR/CAPES/MEC, 2009); c) analisar a instituição e a dinâmica da REDE (CAPES/MEC, 2009), e a participação das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) nesse processo. Os eixos temáticos dos referenciais são: método e metodologia; formação continuada de professores para a educação básica; Estado e políticas públicas de corte educacional; políticas emergenciais: a REDE e o PARFOR. As conclusões evidenciam a importância de políticas que objetivam a qualidade na formação inicial e continuada de professores, a profissionalização docente e a valorização da profissão-professor – de modo a atrair os jovens à docência. Observa-se, nas ações da política educacional analisada, a relevância da organicidade no seu planejamento e execução. O regime de cooperação entre os entes federativos, previsto nas ações da REDE e do PARFOR, é fundamental em um país das dimensões geográficas e culturais do Brasil, emergindo o pensamento de totalidade na condução dessas políticas, com ênfase na criação de um Subsistema Nacional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica.
Abstract: This dissertation is a qualitative, theoretical research with document analysis, whose method was dialectical historical materialism. The research aims at understanding the problem: How and in which socio-historical-political-economic-administrative context the government programs and plans for continuing training for teachers of basic education: REDE (2009) and PARFOR (2009), within the educational policy established by MEC (Decree 6755 of 29/1/2009), were developed and proposed in the 2000s? The object is the National Plan for Training Teachers of Basic Education (PARFOR), the National Network of Continuing Education for the Professional of Basic Education (REDE), under the National Policy on Teacher Training for Basic Education Teachers (Decree 6755 of 29/1/2009), undertaken by the Brazilian People's Government. The specific objectives are: a) investigate the politicaladministrative socio-historical context of implementation of educational policies for continuing education for teachers of basic education in the 2000s; b) analyze the formation conceptions of the teacher continuing education outlined in the National Policy on Teacher Training Teaching of Basic Education and the National Plan for Training of Teachers of Basic Education (PARFOR/CAPES/MEC, 2009); c) analyze the dynamics of the institution and NETWORK (CAPES / MEC, 2009), and the participation of Public Superior Education Institutions (IPES) in this process. The themes of the references are: method and methodology; continuing education for teachers of basic education; state and public policy educational section; emergency policies: REDE and PARFOR. The findings highlight the importance of policies aimed at the quality of initial and continuing teacher education, teacher professionalism and appreciation of the teacher-profession - in order to attract young people to teaching. It is observed in the actions of educational policy analyzed, the importance of organicity in its planning and executionº The co-operation between the federal entities, foreseen by the shares of REDE and PARFOR, is crucial in a country of geographical and cultural dimensions of Brazil, with the emerging thought of totality on policy leadership, with emphasis on the creation of a National Subsystem for Initial and Continuing Teacher training for Basic Education.
Palavras-chave: Estado e educação
Políticas educacionais
Formação continuada
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: GOMES, Fabrício Augusto. Políticas emergenciais de formação continuada de professores da educação básica : estudo da REDE (2009) e do PARFOR (2009) no governo popular brasileiro. 2014. 211 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/837
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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