???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/804
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático
Título(s) alternativo(s): Information literacy and problem solving in mathematics education : perspectives for the literacy Mathematic learning
Autor: Silva, Mayckon Dimas Cardoso 
Primeiro orientador: Souza, Roberto Barcelos
Primeiro membro da banca: Souza, Roberto Barcelos
Segundo membro da banca: Miranda, Sabrina do Couto de
Terceiro membro da banca: Pimenta, Adelino Candido
Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de Pesquisa – Metodologias e recursos educacionais para o ensino de ciências do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás. Teve por objetivo geral propor e investigar práticas pedagógicas do Letramento Informacional e da Resolução de Problemas no ensino de Matemática, com vistas ao alcance do Letramento Matemático. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a observação de alunos de quatro diferentes turmas da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Alexânia-GO, entre outubro/2019 e março/2020, apresentando resultados predominantemente qualitativos. Para coleta de dados, utilizou-se o registro da observação de alunos durante a aplicação de sequências didáticas que tratavam os temas Letramento Informacional, Área e Volume de Sólidos Geométricos e Matrizes. Estas compõem o produto educacional o qual trata-se de um e-book, que contempla, também, tutoriais das ferramentas MindMeister e Padlet, e sugestões de atividades. No modelo proposto, o professor é mediador e percebeu-se que a prática de pesquisa em sala de aula serviu como um alicerce para a construção dos novos conceitos, considerando que os problemas propostos foram pontos de partida, ou seja, introdutórios aos conteúdos abordados nas sequências didáticas e não tinham como objetivos a fixação ou finalização de um conteúdo já abordado. Destacamos que o Letramento Informacional influencia diretamente no alcance do Letramento Matemático, que trata de dar subsídios aos alunos para compreender a Matemática no mundo moderno.
Abstract: The present dissertation is part of the research line - Methodologies and educational resources for science teaching of the Stricto Sensu Master's Degree Program in Science Teaching of the State University of Goiás. The general objective was to propose and investigate pedagogical practices of Information Literacy and Problem Solving in Mathematics teaching, in order to achieve Mathematical Literacy. The methodology used was bibliographic and field research, having as instrument of data collection the observation of students from four different 2nd grade classes of a state school in Alexânia-GO, between October/2019 and March/2020, presenting predominantly qualitative results. For data collection, it was used the observation record of students during the application of didactic sequences that dealt with the themes Information Literacy, Area and Volume of Geometric Solids and Matrices. These sequences compose the educational product, which is an e-book, which also includes tutorials for the tools MindMeister and Padlet, and suggestions for activities. In the proposed model, the teacher is a mediator and it was noticed that the research practice in the classroom served as a foundation for the construction of new concepts, considering that the proposed problems were starting points, i.e., introductory to the contents covered in the didactic sequences and did not aim to fix or finalize a content already covered. We emphasize that Information Literacy directly influences the achievement of Mathematical Literacy, which is about giving subsidies to students to understand mathematics in the modern world.
Palavras-chave: Estratégias de ensino
Pesquisa em sala de aula
Questionamento reconstrutivo
Mediação
Comportamento Informacional
Teaching Strategies
Classroom research
Reconstructive questioning
Mediation
Informational Behavior
Letramento informacional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: SILVA, Mayckon Dimas Cardoso. Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central – Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/804
Data de defesa: 17-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IV_Dissertação_Mayckon-PPEC.pdfDissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências4,6 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
IV_ProdutoEducacional_Maykon_PPEC.pdfProduto Técnico Tecnológico (PTT)3,36 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.