???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/797
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desafios e possibilidades da paleontologia na educação básica : uma proposta de livro paradidático para o professor
Título(s) alternativo(s): Challenges and possibilities of paleontology in basic education : a proposal for a paradidatic book for the teacher
Autor: Gatinho, Malena Marília Martins 
Primeiro orientador: Almeida, Claudio Magalhães de
Primeiro membro da banca: Almeida, Claudio Magalhães de
Segundo membro da banca: Echalar , Adda Daniela Lima Figueiredo
Terceiro membro da banca: Paulo, Pedro Oliveira
Resumo: A paleontologia enquanto ciência busca conceder dados no processo de conhecimento ligado a evolução biológica dos seres através dos tempos. Seu objeto de estudos são os fósseis e através deles é possível encontrar registros de momentos importantíssimos na história da vida na Terra. Sendo assim, é por meio dessa ciência que existe a possibilidade de remontar o passado de maneira científica e compreender os diversos processos evolutivos que a vida na Terra sofreu. Atualmente, a paleontologia é um conteúdo dentro da disciplina de Biologia no Ensino Médio, a qual vem sendo trabalhada de modo não satisfatório, prejudicando a compreensão da mesma e de sua importância. Frente a isto, esse trabalho objetivou analisar de que modo a Paleontologia está inserida nos livros didáticos de Biologia e quais metodologias são desenvolvidas pelos professores da Rede Estadual de ensino de Anápolis para a compreensão desse conteúdo. Sendo uma pesquisa de caráter qualitativo, a pesquisa foi realizada em dois momentos: Ianálise das coleções utilizadas pelos professores do Ensino Médio de Anápolis, com a finalidade de compreender de que modo esse conteúdo está inserido nos livros didáticos e II- entrevistas com captação de áudio, acompanhada de um roteiro semiestruturado e posterior a isso, foram transcritas e analisadas a partir da Abordagem Textual Discursiva – ATD, ambos os momentos foram marcados por duas categorias: conceitual e abordagem. Frente a isto, encontramos dados interessantes nas análises dos livros didáticos como equívocos conceituais, paleontologia encontrada de maneira dissolvida dentro de outros conteúdos, de modo breve e raso. E nas entrevistas, podemos perceber a dificuldade dos docentes em trabalhar esse conteúdo por diversos fatores e um deles é a falta de material de apoio, pois, consideram sua formação inicial insuficiente para tratar dessa temática. Desse modo, afim de contribuir de modo significativo no processo de ensino e aprendizagem e com a divulgação da ciência, confeccionamos um livro paradidático com conteúdos básicos para o Ensino Médio apoiado na maior dificuldade de compreensão do professor.
Abstract: Paleontology as a science seeks to grant data in the process of knowledge linked to the biological evolution of beings through time. Its object of study is fossils and through them it is possible to find records of very important moments in the history of life on Earth. Therefore, it is through this science that it is possible to trace the past in a scientific way and understand the different evolutionary processes that life on Earth has undergone. Currently, paleontology is a content within the discipline of Biology in High School, which has been worked in an unsatisfactory way, impairing its understanding and its importance. In view of this, this work aimed to analyze how Paleontology is inserted in the textbooks of Biology and which methodologies are developed by the teachers of the State School of Anápolis – Goiás to understand this content. Being a qualitative research, the research was carried out in two moments: Ianalysis of the collections used by high school teachers in Anápolis – GO, in order to understand how this content is inserted in textbooks and II- interviews with capture audio, accompanied by a semi-structured script and after that, were transcribed and analyzed from the Textual Discursive Approach - ATD, both moments were marked by two categories: conceptual and approach. Faced with this, we found interesting data in the analysis of textbooks as conceptual mistakes, paleontology found in a dissolved way within other contents, in a brief and shallow way. And in the interviews, we can see the difficulty of teachers in working with this content due to several factors and one of them is the lack of support material, as they consider their initial training insufficient to deal with this theme. In this way, in order to make a significant contribution to the teaching and learning process and to the dissemination of science, we made a paradidactic book with basic contents for high school based on the greatest difficulty in understanding the teacher.
Palavras-chave: Ensino de paleontologia
Livro didático
Ensino de biologia
Educação básica
Aprendizagem significativa
Paleontology teaching
Textbook
Biology teaching
Basic education
Meaningful learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: GATINHO, M.M.M. Desafios e possibilidades da paleontologia na educação básica : uma proposta de livro paradidático para o professor. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/797
Data de defesa: 27-Nov-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1_Dissertacao_Final_Malena (1).pdf Dissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências20,48 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
PRODUTO EDUCACIONAL_Malena.pdfProduto Técnico Tecnológico (PTT)2,22 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.