Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Sarah Cabral Cesar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6315791254739389por
dc.contributor.advisor1Silva, Ademir Luiz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7707506683519747por
dc.contributor.referee1Silva , Ademir Luiz da-
dc.contributor.referee2Oliveira, Eliézer Cardoso de-
dc.contributor.referee3Silva, Joanise Levy da-
dc.date.accessioned2021-06-17T12:55:11Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.identifier.citationSARAH CABRAL. Arte e catástrofe : manifestações artísticas sobre o acidente com o Césio-137 em Goiânia (1987 - 2019). 2021. 88 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado ) - Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/697-
dc.description.resumoA pesquisa busca compreender o modo como a arte evolui ao abordar um acontecimento catastrófico. Partindo do acidente com o césio - 137, procura-se evidenciar a evolução das manifestações artísticas que abordaram a temática da contaminação do césio - 137 no ano de 1987 em Goiânia. A partir disso, obras executadas no período inicial simultâneo ao evento e obras produzidas em um período após trinta anos do evento são contrapostas afim de se entender os diferentes modos com que os artistas se portaram frente ao momento histórico do estado de Goiás. Através do conhecimento de tais obras, buscar-se-á o entendimento de como as posturas dos artistas mudaram frente à catástrofe, como eles absorveram o ocorrido do acidente e como tal tragédia foi transmutada em uma manifestação artística; sobre como um acontecimento catastrófico pode ser transformado em arte, e como tal conteúdo é diferenciado de acordo com adistância no tempo e contexto de criação artística. Sendo assim, o trabalho adentra o universo da arte, enfocando a catástrofe como catalisador de obras artísticas e o modo como a produção delas atravessa os artistas e comprova suas posturas descompromissadas com a obviedade do real.por
dc.description.abstractThis research seeks to understand the ways in which the art evolves when it treats about a catastrophic event. Starting from the accident with cesium - 137, we try to show the evolution of artistic manifestations that addressed the theme of contamination of cesium – 137, in 1987, in Goiânia. From this, works performed in the initial period, simultaneous to the event, and works produced in a period after thirty years of the event are opposed in order to understand the different ways in which the artists behaved in the face of the historical moment of the state of Goiás. Through such works, it will seek to understand how the artists' postures changed in the face of the catastrophe, how they absorbed the accident and how this tragedy was transformed into an artistic manifestation; about how a catastrophic event can be transformed into art, and how such content changes according to the distance in time and in context of the artistic creation. Therefore, the study enters the universe of the art, focusing the catastrophe as a catalyst for artistic works and the ways how their production crosses the artists and proves their attitudes uncommitted with the obviousness of the real.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-06-17T11:34:50Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_SARAH_CABRAL_CESAR_PIRES.pdf: 6672367 bytes, checksum: 01a323b0ba834dae3e150510fe0998df (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-06-17T12:55:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_SARAH_CABRAL_CESAR_PIRES.pdf: 6672367 bytes, checksum: 01a323b0ba834dae3e150510fe0998df (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-17T12:55:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_SARAH_CABRAL_CESAR_PIRES.pdf: 6672367 bytes, checksum: 01a323b0ba834dae3e150510fe0998df (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2021-04-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerradopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectCatástrofepor
dc.subjectCésio 137por
dc.subjectArteng
dc.subjectCatastrophe - Goiânia(GO)eng
dc.subjectCesium 137eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleArte e catástrofe : manifestações artísticas sobre o acidente com o Césio-137 em Goiânia (1987 - 2019)por
dc.title.alternativeArt and disaster : Artistic manifestations about or accident like Cesio-137 in Goiânia (1987 - 2019)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SARAH_CABRAL_CESAR_PIRES.pdfDissertação6,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.