???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/635
Tipo do documento: Dissertação
Título: Influência de doses de nitrogênio na produtividade do capim solteiro e consorciado com feijão guandu
Autor: Rezende, Paulo Renato de 
Primeiro orientador: Backes, Clarice
Primeiro coorientador: Santos, Alessandro José Marques
Primeiro membro da banca: Backes, Clarice
Segundo membro da banca: Ribon, Adriana Aparecida
Terceiro membro da banca: Alves, Jose Milton
Resumo: Nos últimos anos a adubação nitrogenada vem sendo adotada como uma importante técnica de manejo para gramíneas forrageiras, sendo evidente a importância do nitrogênio (N) para estas plantas. O N favorece o acúmulo na taxa de matéria seca, juntamente com maior vigor e valor nutricional, porém a utilização de fertilizantes nitrogenados é uma técnica considerada de alto custo, a partir disto, é importante definir o nível de eficiência desta. A adubação química através de fertilizantes comerciais é a principal forma de fornecer N às forrageiras, porém, sabendo que o N é um nutriente com comportamento complexo no solo, e sendo também o mais exportado pelas plantas, uma possível solução para isto é a utilização de consorciação da forrageira com leguminosas, com a intenção de se obter constantemente N através da fixação biológica que ocorre pela relação de simbiose entre a leguminosa e a bactéria do gênero Rhizobium. Posterior a esta fixação este N é fornecido à forrageira, este processo favorece a redução ou exclusão do processo de adubação nitrogenada química, fortalecendo a sustentabilidade do sistema e também sua rentabilidade, beneficiando tanto o ambiente quanto o produtor rural.
Abstract: In recentyearsnitrogenfertilizationhasbeenadopted as animportant management technique for forage grasses, andtheimportanceofnitrogen (N) for theseplantsisevident. The N favorstheaccumulation in thedrymatter rate, togetherwithgreater vigor andnutritionalvalue, butthe use ofnitrogenfertilizersis a techniqueconsideredof high cost, fromthis, it isimportantto define thelevelofefficiencyofthis. Chemicalfertilizationthroughcommercialfertilizersisthemainwaytoprovide N to forages, butknowingthat N is a nutrientwithcomplexbehavior in thesoil, andbeingalsothemostexportedbyplants, a possiblesolutiontothisisthe use of in ordertoobtainconstant N throughthebiologicalfixationthatoccursbytherelationofsymbiosisbetweenthe legume andthebacteriumofthe genus Rhizobium. Subsequenttothisfixation, this N issuppliedtothe forage, thisprocessfavorsthereductionorexclusionoftheprocessofchemicalnitrogenfertilization, strengtheningthesustainabilityofthe system andalso its profitability, benefitingboththeenvironmentandthe rural producer.
Palavras-chave: Paiaguás
Produtividade
Fixação biológica
Paiaguás. .
Productivity
Biologicalfixation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Produção Animal e Forragicultura
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável
Citação: REZENDE, P. R. Influência de doses de nitrogênio na produtividade do capim solteiro e consorciado com feijão guandu. 2018. 41 f. Dissertação (Mestrado em Produção Animal e Forragicultura). Câmpus Oeste - Sede: São Luís de Montes Belos, Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/635
Data de defesa: 9-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Produção Animal e Forragicultura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Renato de Rezende.pdf539,78 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.