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dc.creatorVieira, Edergênio Severino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6634253376799792por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Hélvio Frank de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1659880507093036por
dc.contributor.referee1Oliveira, Hélvio Frank de-
dc.contributor.referee2Souza, Ana Lúcia Silva-
dc.contributor.referee3Lima, Sostenes Cezar-
dc.date.accessioned2021-05-25T11:15:47Z-
dc.date.issued2021-03-18-
dc.identifier.citationVIEIRA, Edergênio Negreiros. Cadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensino. 2021.111 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/621-
dc.description.resumoAnalisar, debater, desinvisibilizar e dessilenciar casos de racismo operados de forma discursiva em instituições de ensino são os objetivos deste estudo, em que realizo também uma breve investigação do processo de escravidão negra no Brasil, relacionando esse processo colonialista, com o racismo, pensado aqui como uma tecnologia de poder, sendo um elemento estruturante das relações sociais e raciais no país. Abordo temas como racismo estrutural, racismo institucional, extermínio da juventude negra, branquitude, além de interseccionalidades de raça, gênero e classe social na constituição do racismo brasileiro. Tendo como campo-tema o racismo, apresento histórias não ficcionais de pessoas negras, que sofreram racismo em instituições de ensino. Articulo a perspectiva teórica da decolonialidade, com a escrita posicionada da escrevivência de Conceição Evaristo, para construir recontos dos casos de racismo vivenciados pelas coautoras/es do estudo. Para constituição dessas escrevivências, lanço mão dos Letramentos de Reexistências, de Ana Lucia Silva Souza (2011, da Teoria Racial Crítica, assim como do Letramento Racial Crítico, de Aparecida de Jesus Ferreira (2014). Mais do que um estudo, a presente investigação é a materialização da vivência decolonial de homem, preto, pobre, professor, na luta pela existência, resistência e reexistência.por
dc.description.abstractAfoyemọ: Itupalẹ, ijiroro, disinvisibility ati awọn ọran ibanujẹ ti ẹlẹyamẹya, ṣiṣẹ ni ọna disiki ni awọn ile-ẹkọ ẹkọ. Iwọnyi ni awọn ibi-afẹde ti iwadi yii, ninu eyiti Mo tun ṣe iwadii finifini kan si ilana ti ifipa dudu ni Ilu Brazil, ti o jọmọ ilana amunisin yii si ẹlẹyamẹya, ronu nibi bi imọ-ẹrọ ti agbara, jẹ ipin ti iṣeto ti ajọṣepọ ati ibatan ibatan ni orilẹ-ede. Mo koju awọn akọle bii ẹlẹyamẹya igbekalẹ, ẹlẹyamẹya ti ile-iṣẹ, iparun ti ọdọ dudu, funfun, ati bi ikorita ti ije, akọ ati abo ni kilasi ti ẹlẹya ẹlẹya ara ilu Brazil. Pẹlu ẹlẹyamẹya bi aaye akori, Mo ṣafihan awọn itan ti kii ṣe itan-ọrọ ti awọn eniyan dudu, ti o jiya ẹlẹyamẹya ni awọn ile-ẹkọ ẹkọ. Mo sọ asọye imọran ti imọ-ara, pẹlu kikọ ipo ipo ti akọwe Conceição Evaristo, lati kọ awọn atunkọ ti awọn ọran ti ẹlẹyamẹya ti awọn alakọwe iwadi naa ni iriri. Fun ilana ofin ti awọn iforukọsilẹ wọnyi, Mo lo Awọn iwe-kikọ Awọn isọdọtun ti Ana Lucia Silva Souza (2011), ati Coryical Racial Theory, ati Critical Racial Literacy ti Aparecida de Jesus Ferreira (2014). Die e sii ju iwadi lọ, iwadii ti o wa lọwọlọwọ jẹ ohun-elo ti iriri ẹwa ti eniyan, dudu, talaka, olukọ ninu Ijakadi fun aye, resistance ati tun wa.por
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-05-24T14:46:55Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Edergenio.pdf: 2037472 bytes, checksum: cf96052add355507c8d9b499632bffae (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-05-25T11:15:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Edergenio.pdf: 2037472 bytes, checksum: cf96052add355507c8d9b499632bffae (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-25T11:15:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Edergenio.pdf: 2037472 bytes, checksum: cf96052add355507c8d9b499632bffae (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2021-03-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectPrática decolonialpor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subject.cnpqANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.titleCadernos negros : casos de racismo e discriminação em instituições de ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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