Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Ramariz Faleiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0220964424898563por
dc.contributor.advisor1Silva, Magda Valéria da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647969556096331por
dc.contributor.referee1Silva, Magda Valéria da-
dc.contributor.referee2Santos, Flávio Reis dos-
dc.contributor.referee3Costa, Cláudia Lúcia da-
dc.date.accessioned2021-04-23T17:03:45Z-
dc.date.issued2017-01-31-
dc.identifier.citationAMORIM, R. F. Educação no meio rural em Piracanjuba/GO : a escola municipal de educação básica urbano Pedro Guimarães. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Câmpus Sudeste - Sede: Morrinhos, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos-GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/547-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as diretrizes e políticas educacionais nacionais e estaduais da Educação do Campo e sua implementação na Rede Municipal de Educação em Piracanjuba, estado de Goiás, com destaque para o processo de sua implantação na Escola Municipal de Educação Básica Urbano Pedro Guimarães. Os objetivos específicos almejam: 1) Destacar a importância das políticas públicas educacionais do campo e como estas estruturam a educação no campo em Goiás e no município de Piracanjuba; 2) Discorrer sobre as diretrizes educacionais adotadas na rede municipal de ensino em Piracanjuba e as concepções de ensino para as escolas localizadas no campo, e por fim; 3) Apresentar as concepções e visões da gestão educacional, do gestor escolar e dos professores acerca do tema Educação do Campo. A metodologia utilizada nesta pesquisa pauta-se em três momentos distintos, mas articulados entre si: Pesquisa Teórica, Pesquisa Documental e Pesquisa de Campo. A Dissertação de Mestrado está estruturada em três capítulos que abordam a Educação do Campo e como esta vem sendo desenvolvida e/ou aplicada na unidade escolar pesquisada, tendo em vista a legislação municipal, estadual e federal vigentes. Nesse sentido, esta pesquisa visa contribuir para a discussão acerca da importância da aplicação dos pressupostos da educação do campo para as escolas no campo, com foco para a implantação futura na Escola Municipal de Educação Básica Urbano Pedro Guimarães.por
dc.description.abstractThe present research has as main objective to analyze the national and state educational guidelines and policies of the Field Education and its implementation in the Municipal Education Network in Piracanjuba, state of Goiás, highlighting the process of its implementation in the Municipal School of Basic Education Urbano Pedro Guimarães. The specific objectives aim to: 1) Emphasize the importance of public educational policies in the countryside and how they structure education in the countryside in Goiás and in the municipality of Piracanjuba; 2) To discuss the educational guidelines adopted in the municipal school network in Piracanjuba and the conceptions of education for the schools located in the field, and finally; 3) To present the conceptions and visions of the educational management, the school managers and the teachers about the theme of the Field Education. The methodology used in this research is based on three distinct moments, but articulated among them: Theoretical Research, Documentary Research and Field Research. The Master Dissertation is structured in three chapters that deal with the Field Education and how it has been developed and / or applied in the researched school unit, in view of the current municipal, state and federal legislation. In this sense, this research aims to contribute to the discussion about the importance of applying the presumptions of the education of the field to the schools in the field, with a focus for the future implantation in the Municipal School of Basic Education Urbano Pedro Guimarães.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2021-04-23T17:00:11Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Final_RAMARIZ_FALEIRO_DE_AMORIM.pdf: 7402574 bytes, checksum: 2ad70353d2cfe8de3263534bdfb1a223 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2021-04-23T17:03:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Final_RAMARIZ_FALEIRO_DE_AMORIM.pdf: 7402574 bytes, checksum: 2ad70353d2cfe8de3263534bdfb1a223 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-23T17:03:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Final_RAMARIZ_FALEIRO_DE_AMORIM.pdf: 7402574 bytes, checksum: 2ad70353d2cfe8de3263534bdfb1a223 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2017-01-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Ambiente e Sociedadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Educacionais do Campopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectRede Municipal de Ensinopor
dc.subjectEscola no Campopor
dc.subjectField Educational Policieseng
dc.subjectField Educationeng
dc.subjectMunicipal Network of Educationeng
dc.subjectSchool in the Fieldeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleEducação no meio rural em Piracanjuba/GO : a escola municipal de educação básica urbano Pedro Guimarãespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Final_RAMARIZ_FALEIRO_DE_AMORIM.pdfDissertação_Mestrado em Ambiente e Sociedade7,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.