???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/361
Tipo do documento: Dissertação
Título: A (IN ) formalização da linguagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: o blog como ferramenta auxiliar
Autor: Silva, Leandro Frederico da 
Primeiro orientador: Moreira, Geraldo Eustáquio
Primeiro membro da banca: Moreira, Geraldo Eustáquio
Segundo membro da banca: Manrique, Ana Lúcia
Terceiro membro da banca: Porto, Marcelo Duarte
Resumo: A presente dissertação, no âmbito da Educação Matemática, teve como objetivo pesquisar a linguagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo esta de grande importância na vida escolar e às vezes pode até causar rupturas para o aluno, principalmente se utilizada de formas controversas. Observamos a necessidade da discussão sobre a linguagem envolvida nesta fase escolar, às vezes com excessos de formalidade e rigor e, em outras, impregnadas da linguagem coloquial. Buscamos investigar a linguagem matemática utilizada por professores dos anos iniciais, as relações entre linguagem e Matemática e a importância da linguagem no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da fundamentação teórica e prática em sala de aula. Utilizamos um paradigma metodológico qualiquantitativo, com levantamento de dados numa Escola Municipal de Anápolis, sendo que a parte qualitativa foi interpretativa e descritiva. A coleta de dados se deu por meio da observação sistemática de aulas de sete professores dos anos iniciais da escola pesquisada e de questionário aplicado aos professores e coordenadores da mesma. Para ampliar o alcance didático desta discussão, foi implementado como produto educacional um blog como ferramenta de formação continuada. Os resultados evidenciaram uma forte tendência dos professores pesquisados em utilizar uma linguagem cotidiana na busca de aproximar os conteúdos de Matemática à realidade do aluno, fazendo a mediação entre a formalidade e informalidade da linguagem Matemática. .
Abstract: This work within the Mathematics Education, aims to investigate the mathematical language in the early years of elementary school, and it is of great importance in school life and can sometimes even cause disruption to the student, particularly if used in controversial ways. We note the need for discussion on the language involved in this school stage, sometimes with excess formality and rigor and other impregnated of colloquial language. We seek to investigate the mathematical language used by teachers in the early years, the relationship between language and mathematics and the importance of language in teaching and learning mathematics process through theoretical and practical classroom. We used a qualitative and quantitative methodological paradigm, with data collection in a Municipal School of Anápolis, and the qualitative part was interpretative and descriptive. The data collection was done through the systematic observation of classes of seven teachers of the initial years of the School researched and of a questionnaire applied to the teachers and coordinators of the same. To broaden the didactic scope of this discussion, a blog was implemented as an educational product as a tool for continuing education. The results evidenced a strong tendency of the professors researched to use a daily language in the search to approach the contents of Mathematics to the reality of the student, mediating between the formality and informality of the mathematical language.
Palavras-chave: Linguagem matemática
Anos iniciais
Ensino fundamental
Blog na educação
Educação Matemática
Mathematical language
Elementary school
Blog in education
Mathematics education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: SILVA, Leandro Frederico da. A (IN ) formalização da linguagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: o blog como ferramenta auxiliar. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/361
Data de defesa: 21-Feb-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Leandro Frederico - Digital.pdfDissertação - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências1,62 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.