Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Marcelino de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Castro, Joana D'Arc Bardella de-
dc.contributor.referee1Castro, Joana D'Arc Bardella de-
dc.contributor.referee2Lunas, Divina Aparecida Leonel-
dc.contributor.referee3Castro, Mário César Gomes de-
dc.date.accessioned2020-11-23T13:24:08Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.citationSANTANA, Marcelino de Carvalho. Caminhos entrepostos: o crescimento econômico de Anápolis/GO sob a ótica da localização. 2020. 209 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/344-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como proposta uma abordagem teórica referente à formação econômica de Anápolis, enfatizando a influência de sua localização geográfica sobre o seu crescimento. Localizada na região central de Goiás, Anápolis teve sua economia conduzida, inicialmente, pela agricultura, cujos rendimentos asseguraram a formação de suas bases produtivas, além de torná-la atrativa a outros agentes de transformação. Na medida em que os setores de sua economia foram se estruturando, em razão da incorporação desses novos agentes (migração, imigração, ferrovia, indústria etc.), foram ocorrendo alterações em suas relações em âmbito regional. Ainda na primeira metade do século XX, a agricultura, expressiva na região Centro-Sul, desde o declínio da economia aurífera, se viu potencializada com a chegada da ferrovia, a qual trouxe força de trabalho, estabeleceu novas demandas por consumo, sofisticou o sistema logístico, permitindo uma maior fluidez para a escoação de sua produção. Além de encurtar as distâncias, a ferrovia acentuou os lucros das exportações, a partir da redução dos custos com transporte, valorizou a propriedade fundiária e, por último, estabeleceu o seu multiplicador sobre as atividades econômicas urbanas. A segunda metade do século XX ficou marcada por inúmeras alterações, tanto no território, como no perfil econômico do município, numa espécie de relação de causa e efeito. No núcleo desse processo sobressaltam as emancipações de seus antigos distritos, os quais levaram consigo importantes áreas de cultivo, impossibilitando uma reorganização imediata da agricultura, que, por sua vez, se encontrava em desvantagem na disputa regional com a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG). Durante esse período, a cidade portou-se como um lugar central, frente ao polígono comercial regional, oferecendo serviços complementares e, ao mesmo tempo, auferindo condições materiais que viabilizassem a consolidação da atividade industrial em seus domínios. Conforme os documentos históricos do Governo do Estado de Goiás, a localização havia sido colocada no centro do debate, inaugurado a partir das políticas públicas de industrialização dos anos 1960. Nesse contexto, Anápolis se colocou no centro da disputa pela condição de sede da atividade industrial regional, tanto por sua localização, naturalmente privilegiada, como pelo histórico legado de sua economia sobre a antiga região do Mato Grosso de Goiás. Para melhor compreender a localização geográfica, enquanto fator de crescimento, e demonstrar a sua importância na formação e composição da economia de Anápolis, foram adotados os seguintes procedimentos: a) levantamento bibliográfico acerca da formação e a localização de Anápolis; b) levantamento de fontes documentais para respaldar a experiência histórica do município nos diferentes momentos de sua economia; c) revisão acerca da teoria da localização, desenvolvimento e crescimento regional, com ênfase para a agricultura e para a indústria; d) levantamento de dados secundários, relacionados ao desenvolvimento e crescimento do município. A somatória desses procedimentos possibilitou a identificação da presença do debate envolvendo a localização de Anápolis, em suas origens mais remotas, permitindo assim uma linearidade na análise. Além disso, foram identificados os principais entraves que haviam restringido sua economia em diferentes ocasiões, os quais estiveram igualmente relacionados à sua localização. Por último, foi possível identificar os fatores responsáveis por assegurar o seu desempenho e a sua permanência como a mais próspera cidade do interior de Goiás, desde sua emancipação até os dias atuais..por
dc.description.abstractThis research proposes a theoretical approach regarding the economic formation of Annapolis, emphasizing the influence of its geographical location on its growth. Located in the central region of Goias, Annapolis had its economy driven initially by agriculture, whose income ensured the formation of its productive bases, in addition to becoming attractive to other agents of transformation. As the sectors of its economy were being structured, due to the incorporation of these new agents (migration, immigration, railroad, industry, etc.), there were changes in their relations at the regional level. Still in the first half of the twentieth century, agriculture, expressive in the Center-South region, since the decline of the auriferous economy, was enhanced with the arrival of the railroad, which brought labor, established new demands for consumption, sophisticated the system logistics, allowing greater fluidity for the flow of its production. In addition to shortening the distances, the railroad accentuated the profits from exports, by reducing transportation costs, valuing land ownership and, finally, establishing its multiplier on urban economic activities. The second half of the twentieth century was marked by numerous changes, both in the territory and in the municipality's economic profile, in a kind of cause and effect relationship. At the core of this process, the emancipations of their former districts are highlighted, which took with them important areas of cultivation, preventing an immediate reorganization of agriculture, which, in turn, was at a disadvantage in the regional dispute with the Goias National Agricultural Colony (CANG). During this period, the city behaved as a central place, facing the regional commercial polygon, offering complementary services and, at the same time, obtaining material conditions that enabled the consolidation of industrial activity in its domains. According to the documents of the Government of the State of Goias, the location had been placed at the center of the debate, inaugurated from the public industrialization policies of the 1960s. In this context, Annapolis placed itself at the center of the dispute for the condition of seat of regional industrial activity, both for its location, naturally privileged, and for the historical legacy of its economy over the old region of Mato Grosso of Goias. In order to better understand the geographical location, as a growth factor, and demonstrate its importance in the formation and composition of the Annapolis economy, the following procedures were adopted: a) bibliographic survey about the formation and location of Annapolis; b) survey of documentary sources to support the historical experience of the municipality at different times in its economy; c) review of the theory of location, development and regional growth, with an emphasis on agriculture and industry; d) survey of secondary data, related to the development and growth of the municipality. The sum of these procedures enabled the identification of the presence of the debate involving the location of Annapolis, in its most remote origins, thus allowing linearity in the analysis. In addition, the main obstacles that had restricted its economy on different occasions were identified, which were also related to its location. Finally, it was possible to identify the factors responsible for ensuring its performance and permanence as the most prosperous city in the interior of Goias, from its emancipation to the present day.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2020-11-23T13:24:08Z No. of bitstreams: 2 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) DISSERTACAO_MARCELINO_DE_CARVALHO_SANTANA.pdf: 8213429 bytes, checksum: 49ad97a8872f33894c2545cce4d8d528 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-23T13:24:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) DISSERTACAO_MARCELINO_DE_CARVALHO_SANTANA.pdf: 8213429 bytes, checksum: 49ad97a8872f33894c2545cce4d8d528 (MD5) Previous issue date: 2020-03-03eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerradopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgriculturapor
dc.subjectCrescimento econômicopor
dc.subjectEconomia regionalpor
dc.subjectIndustrializaçãopor
dc.subjectTeoria da localizaçãopor
dc.subjectAgricultureeng
dc.subjectEconomic growtheng
dc.subjectRegional economyeng
dc.subjectEconomy industrializationeng
dc.subjectLocation theoryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.subject.cnpqECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONALpor
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICApor
dc.titleCaminhos entrepostos: o crescimento econômico de Anápolis/GO sob a ótica da localizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_MARCELINO_DE_CARVALHO_SANTANA.pdfDissertação - Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado8,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.