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dc.creatorPaulino, Emília Fádua Sued-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0286121230602203por
dc.contributor.advisor1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.advisor1Lattesmirley.santos@ueg.brpor
dc.contributor.referee1Araújo, Cleide Sandra Tavares-
dc.contributor.referee2Ramos, Rogério Daniel Pereira-
dc.date.accessioned2020-10-15T17:10:15Z-
dc.date.issued2020-06-26-
dc.identifier.citationPAULINO, Emília Fádua Sued. A pedagogia libertadora de Paulo Freire, o ensino por investigação e a teoria de aprendizagem sócio-histórica: articulações possíveis para o ensino de química. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Anápolis.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/340-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou mostrar que o ensino de Química no Ensino Médio pode se beneficiar das contribuições da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e do Ensino por Investigação. Para colocar em prática em sala de aula a abordagem metodológica construída por meio da junção dessas duas abordagens optamos pelo uso de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que articulou essas duas ideias a fim de contribuir para o processo de Alfabetização Científica (AC) de alunos cursando o Ensino Médio em duas escolas públicas no município de Anápolis - GO. A SEI foi aplicada tendo em vista ainda, a postura mediadora do professor, fundamentando-se na teoria de aprendizagem proposta por Vygotsky. Por meio da análise dos resultados percebemos que a postura da professora-pesquisadora que orientou e direcionou o trabalho dos alunos em cada etapa da SEI foi decisiva para o alcance dos objetivos propostos. A SEI possibilitou uma maior compreensão dos conceitos de Química relacionados a polaridade e solubilidade das soluções, além do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao trabalho em grupo. Além disso, foram encontradas nas produções dos alunos dois dos três eixos estruturantes da Alfabetização Científica, a saber: compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais e o entendimento das relações existentes entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, evidenciando um princípio de AC no processo pretendido.por
dc.description.abstractThis work aimed to show that the teaching of Chemistry in High School can benefit from the contributions of Paulo Freire's Pedagogy of Liberation and Teaching by Inquiry. In order to put in to practice in the classroom the methodological approach built by combining the set wo approaches, we opted for the use of na Investigative Teaching Sequence (SEI) that articulated the set wo ideas in order to contribute to the Scientific Literacy (AC) processof high school students in two public schools in the city of Anápolis - GO. SEI was applied in view of the teacher's mediating posture, based on the learning theory proposed by Vygotsky. Through the analysis of the results, were alized that the attitude of the teacher-researcher Who guided and directed the students' work in each stage of SEI was decisive for the achievement of the proposed objectives. SEI enabled a greater under standing of the concepts of Chemistry related to the polarity and solubility of solutions, in addition to the development of skills related to group work. In addition, two of the three structuring axés of Scientific Literacy were found in the students' productions, namely: basic understanding of fundamental scientific terms, know ledge and concepts and understanding of the relationships between Science, Technology, Society and the Environment, evidencing a principle of AC in the intended process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2020-10-15T17:10:15Z No. of bitstreams: 2 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Dissertaçao_Emilia_Fadua_PPEC_VERSAOFINALagosto2020.pdf: 2144321 bytes, checksum: db02bc12ecb84e58dcaf2cd91a8a88b2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-15T17:10:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Dissertaçao_Emilia_Fadua_PPEC_VERSAOFINALagosto2020.pdf: 2144321 bytes, checksum: db02bc12ecb84e58dcaf2cd91a8a88b2 (MD5) Previous issue date: 2020-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia libertadorapor
dc.subjectTeoria sócio-históricapor
dc.subjectSequência de ensino investigativapor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectLiberating pedagogyeng
dc.subjectSocio-historical theoryeng
dc.subjectInvestigative teaching sequenceeng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA pedagogia libertadora de Paulo Freire, o ensino por investigação e a teoria de aprendizagem sócio-histórica: articulações possíveis para o ensino de químicapor
dc.title.alternativeThe relevant pedagogy of Paulo Freire, research teaching and the socio-historic learning theory: possible joints for teaching chemistryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

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