Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1821
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a Farda e a Bíblia: O Conservadorismo nas Escolas Militarizadas de Goiás
Título(s) alternativo(s): Between the Uniform and the Bible: Conservatism in the Militarized Schools of Goiás
Autor: Teodorico, Igor Luis Ribeiro 
Primeiro orientador: Quiroga, Fernando Lionel
Primeiro membro da banca: Quiroga, Fernando Lionel
Segundo membro da banca: Pinheiro, Veralúcia
Terceiro membro da banca: Rêses, Erlando da Silva
Resumo: Investiga a interseção entre a militarização das escolas públicas civis e a expansão das igrejas neopentecostais no Brasil. O foco recai sobre os Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) e a atuação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Adota-se uma abordagem qualitativa baseada em análise documental e crítica, fundamentada na Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase nos conceitos de indústria cultural, racionalidade instrumental e dominação simbólica, segundo Theodor Adorno e Max Horkheimer. A metodologia compreende a análise de seis reportagens do folhetim Folha Universal, veículo oficial da IURD, e o estudo histórico da relação entre religião e militarismo no Brasil, desde o período colonial até o contexto contemporâneo. A presença da IURD nos CEPMG constitui uma articulação complexa entre religião, educação e segurança pública, cuja ideologia promove um disciplinamento moral e político que reforça valores conservadores, autoridade e obediência. O discurso de neutralidade religiosa, adotado pelo programa Universal nas Forças Policiais (UFP), legitima a presença da igreja em instituições públicas, enquanto a Folha Universal divulga uma moral cristã conservadora alinhada à agenda da extrema-direita. Além disso, a militarização escolar, combinada ao fortalecimento neopentecostal, atua como mecanismo de controle social, ofertando estabilidade simbólica em contextos de vulnerabilidade, mas restringindo liberdades e padronizando comportamentos. Conclui-se que essa confluência entre religião e militarização na educação pública configura uma pauta política conservadora que desafia os princípios democráticos e pedagógicos da escola pública, instaurando uma gestão autoritária baseada em disciplina, hierarquia e homogeneização das subjetividades. O estudo ressalta a importância da reflexão crítica sobre os impactos sociais e educacionais desse fenômeno, especialmente no que tange à formação cidadã e à reprodução das desigualdades
Abstract: It investigates the intersection between the militarization of public civilian schools and the expansion of “neopentecostal” churches in Brazil. The focus is on the State Military Police Schools of Goiás (CEPMG) and the activities of the Universal Church of the Kingdom of God (IURD). The study adopts a qualitative approach based on documentary and critical analysis, grounded in Critical Theory of Society, emphasizing the concepts of culture industry, instrumental rationality, and symbolic domination as developed by Theodor Adorno and Max Horkheimer. The methodology includes the analysis of six reports from Folha Universal, the official IURD publication, and a historical study of the relationship between religion and militarism in Brazil from the colonial period to the contemporary context. The presence of the IURD in the CEPMG constitutes a complex articulation among religion, education, and public security, whose ideology promotes moral and political discipline reinforcing conservative values, authority, and obedience. The discourse of religious neutrality, adopted by the Universal in the Police Forces program (UFP), legitimizes the church’s presence in public institutions, while Folha Universal disseminates a conservative Christian morality aligned with the far-right agenda. Moreover, school militarization, combined with the “neopentecostal” strengthening, acts as a mechanism of social control, offering symbolic stability in vulnerable contexts but restricting freedoms and standardizing behaviors. It is concluded that this confluence between religion and militarization in public education configures a conservative political agenda that challenges the democratic and pedagogical principles of public schooling, establishing an authoritarian management based on discipline, hierarchy, and homogenization of subjectivities. The study highlights the importance of critical reflection on the social and educational impacts of this phenomenon, especially regarding civic formation and the reproduction of inequalities
Palavras-chave: Ensino público - Militarização
Ensino público - Militarização - Igreja Universal do Reino de Deus
Ensino público - Militarização - Conservadorismo - Folha Universal
Public education - Militarization
Public education - Militarization - Universal Church of the Kingdom of God
Public education - Militarization - Conservatism - Folha Universal
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: TEODORICO, Igor. Entre a Farda e a Bíblia: O Conservadorismo nas Escolas Militarizadas de Goiás. 2025. [ 154f]. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior , Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1821
Data de defesa: 27-Ago-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7 - DissertaçãoIgor.pdfDissertação - IELT2,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.