Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Neide Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Silva, Yara Fonseca de Oliveira e-
dc.contributor.referee1Silva, Yara Fonseca de Oliveira e-
dc.contributor.referee2Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee3Ferreira, João Roberto Resende-
dc.contributor.referee4Jesus, Edna Maria de-
dc.date.accessioned2025-05-29T18:36:04Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationPAULA, N.R. Políticas de Alfabetização de Jovens e Adultos em Goiás: Projeto “Alfabetização e Família” (2021-2023). 2025. 163f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1732-
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado integra a Linha de Educação, Escola e Tecnologias, no eixo de Formação de Professores(as) e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GPEFORP/CNPq), do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPGIELT/UEG). O estudo analisou o Projeto Alfabetização e Família, abrangendo o período de 2021 a 2023, com base nas políticas governamentais que nortearam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e em Goiás. O problema de pesquisa formulado foi: Qual a importância e o impacto do Projeto Alfabetização e Família (PAF) no conjunto das políticas de Educação de Jovens e Adultos no estado de Goiás? Como objetivo geral, buscou-se compreender o impacto dessa política no estado, descrever a trajetória das políticas públicas voltadas à alfabetização de jovens e adultos e analisar a atuação intersetorial entre as secretarias de governo diretamente envolvidas com o projeto. A metodologia adotada tem caráter exploratório, fundamentando-se em revisão bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa. A revisão da literatura incluiu, dentre outros, autores como Arroyo (2017), Freire (1996, 2007), Saviani (1984, 2003, 2007), essenciais para a compreensão dos conceitos relacionados e para a análise do Projeto Alfabetização e Família em seus quatro anos (2019 – 2023). A pesquisa abrangeu uma diversidade de documentos, reportagens, planos de trabalho, diários de bordo dos alfabetizadores e relatórios produzidos nas três fases do projeto. O Alfabetização e Família, apesar de representar um avanço em relação a programas anteriores, ainda demanda aprimoramentos em aspectos como formação inicial e continuada dos alfabetizadores, planejamento estratégico e financiamento, visando garantir sua sustentabilidade e efetividade a longo prazo. Os resultados demonstraram que o projeto é relevante por ampliar o acesso à educação para um público historicamente excluído do sistema formal de ensino, além de priorizar municípios com altos índices de analfabetismo. No entanto, seu impacto revela-se limitado, sobretudo ao se considerar os desafios persistentes relacionados à formação e valorização dos alfabetizadores, cuja capacitação inadequada compromete a qualidade do ensino oferecido. Concluímos que, embora o projeto tenha desempenhado um papel importante na oferta de alfabetização em Goiás, seus efeitos ainda são pontuais e insuficientes para provocar mudanças estruturais na EJA no estado. A permanência de índices significativos de analfabetismo no Brasil e em Goiás no século XXI reforça a urgência por políticas públicas mais estruturadas, contínuas e efetivas.por
dc.description.abstractThis master’s research is part of the Education, School, and Technologies research line, within the axis of Teacher Training and Pedagogical Practices, linked to the Educational Policies and Teacher Training Research Group (GPEFORP/CNPq) of the Interdisciplinary Graduate Program in Education, Language, and Technologies (PPGIELT/UEG). The study analyzed the Literacy and Family Project, covering the period from 2021 to 2023, based on government policies that guided Youth and Adult Education (YAE) in Brazil and in the state of Goiás. The research problem was formulated as follows: What is the importance and impact of the Literacy and Family Project (PAF) within the broader Youth and Adult Education policies in the state of Goiás? The general objective was to understand the impact of this policy in the state,describe the trajectory of public policies aimed at literacy for youth and adults, and analyze the intersectoral coordination among government departments directly involved with the project. The methodology adopted is exploratory, based on bibliographic and documentary review, using a qualitative approach. The literature review included, among others, authors such as Arroyo (2017), Freire (1996, 2007), and Saviani (1984, 2003, 2007), essential for understanding the related concepts and for analyzing the Literacy and Family Project over its four years (2019–2023). The research encompassed a variety of documents, news reports, work plans, field diaries of literacy educators, and reports produced during the project’s three phases. Although the Literacy and Family Project represents progress compared to previous programs, it still requires improvements in areas such as initial and ongoing training of literacy educators, strategic planning, and funding, aiming to ensure its sustainability and long-term effectiveness. The results showed that the project is relevant for expanding access to education for a population historically excluded from the formal education system, and it prioritizes municipalities with high illiteracy rates. However, its impact remains limited, especially when considering persistent challenges related to the training and valuation of literacy educators, whose inadequate preparation compromises the quality of education offered. We conclude that, although the project has played an important role in providing literacy in Goiás, its effects are still punctual and insufficient to provoke structural changes in YAE in the state. The persistence of significant illiteracy rates in Brazil and Goiás in the 21st century reinforces the urgency for more structured, continuous, and effective public policies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2025-05-29T18:35:47Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_UEG_Neide Ribeiro de Paula_26.05.2025-1.pdf: 2288920 bytes, checksum: a81d8b280549a9b2d01188eb7c3f9c15 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2025-05-29T18:36:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_UEG_Neide Ribeiro de Paula_26.05.2025-1.pdf: 2288920 bytes, checksum: a81d8b280549a9b2d01188eb7c3f9c15 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T18:36:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_UEG_Neide Ribeiro de Paula_26.05.2025-1.pdf: 2288920 bytes, checksum: a81d8b280549a9b2d01188eb7c3f9c15 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2025-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - EJA - Goiás(Estado) - Eficiênciapor
dc.subjectEscolarização - Consciência políticapor
dc.subjectEducation - EJA - Goias(State) -Efficiencyeng
dc.subjectSchooling - Political consciousnesseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas de Alfabetização de Jovens e Adultos em Goiás: Projeto “Alfabetização e Família” (2021-2023)por
dc.title.alternativeLiteracy Policies for Youth and Adults in Goiás: The “Literacy and Family” Project (2021–2023)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_UEG_Neide Ribeiro de Paula_26.05.2025-1.pdfDissertação - IELT2,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.