Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, V. S.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1342345208234544por
dc.contributor.advisor1Porto, Marcelo Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0952917016124917por
dc.contributor.advisor-co1Medeiros, Wilton de Araújo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3197860412240014por
dc.contributor.referee1Gonçalves , Alexandre Ribeiro-
dc.contributor.referee2Miranda, Sabrina de Couto-
dc.contributor.referee3Porto, Marcelo Duarte-
dc.date.accessioned2019-11-18T17:28:57Z-
dc.date.issued2019-08-02-
dc.identifier.citationALVES, V. S.. Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura. 2019. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas - Henrique Santillo Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/157-
dc.description.resumoA presente dissertação trata do contexto das tecnologias de informação e comunicação, que se encontram extremamente difundidas em nossa sociedade, dentro da realidade da disciplina de arquitetura e construção, com ênfase nos desafios para implantação da plataforma BIM no ensino. O uso da plataforma BIM na Arquitetura se deve à diversos benefícios potenciais que esta ferramenta de modelagem da informação pode trazer. Dentre elas, está a simulação e o auxílio à padronização de componentes, sendo importante no desenvolvimento de soluções com maior controle e exatidão. Esta dissertação compreende as novas tecnologias de informação e comunicação como um avanço na educação, que permite novos ambientes de aprendizagem, assim como novas dinâmicas de ensino, que permitem a formação de cidadãos e profissionais capacitados para lidar com o mundo cientifico e tecnológico. O objetivo geral se deu por analisar os desafios e propor soluções para a implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura e construção, com foco na cidade de Anápolis-GO. Mais restritamente, objetivamos desenvolver um curso de curta duração, com ênfase na formação desses professores, e um e-book com matérias e informações sobre comandos e possíveis utilizações do BIM, para a formação continuada de professores da arquitetura e construção, mediante a defasagem tecnológica encontrada com relação a plataforma BIM. Este trabalho entende que, diante da sociedade tecnológica, se faz necessários novos modos de ensinar, assim como a capacitação constante de professores e instituições de ensino, para que desse modo, estejam atualizadas para as novas tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelo meio social. Foi utilizado como metodologia a pesquisa quanti-quantitativa, com levantamento de dados em instituições de ensino de arquitetura e urbanismo. A pesquisa de campo encontrou embasamento teórico a partir do levantamento bibliográfico com relação as TICs no ensino, e sobre a plataforma BIM e os desafios para a sua implantação.por
dc.description.abstractThe present dissertation takes place in the context of the information and communication technologies, which are extremely widespread in our society, within the realities of the discipline of architecture and construction, with emphasis on the challenges for the implementation of the BIM platform in education. The use of the BIM platform in Architecture is due to the many potential benefits that this information modeling tool can bring. Among them is the simulation and the aid to the standardization of components, being important in the development of solutions with greater control and accuracy. This dissertation comprehends the that new information and communication technologies as an advance in education, which allows new learning environments as well as new teaching dynamics that allow the formation of citizens and professionals able to deal with the scientific and technological world. The general objective was to analyze the challenges and propose solutions for the implementation of the BIM platform in contemporary architecture and construction teaching, focusing on the city of Anápolis-GO. More strictly, we aim to develop a short course, with emphasis on the training of these teachers, and an e-book with materials and information about commands and possible uses of BIM, for the continuing education of teachers of architecture and construction, through technological lag found in relation to the BIM platform. This work understands that, facing the technological society, new ways of teaching are needed, as well as the constant training of teachers and educational institutions, so that they are updated to the new information and communication technologies used by the social environment. Quantitative-qualitative research was used as methodology, with survey of data in institutions of teaching of architecture and urbanism. The field research found a theoretical basis based on the bibliographical survey regarding ICT in teaching, and on the BIM platform and the challenges for its implementation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2019-11-18T17:28:57Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Vanderson Alves-.pdf: 1613048 bytes, checksum: eba376a8fe7b8d2ebf2ef15782ba0408 (MD5) license.txt: 2134 bytes, checksum: 4709595c927233fc684151cf6f2010cf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-18T17:28:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Vanderson Alves-.pdf: 1613048 bytes, checksum: eba376a8fe7b8d2ebf2ef15782ba0408 (MD5) license.txt: 2134 bytes, checksum: 4709595c927233fc684151cf6f2010cf (MD5) Previous issue date: 2019-08-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectArquitetura e Urbanismopor
dc.subjectTecnologia e Educaçãopor
dc.subjectPlataforma BIMpor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectArchitecture and urbanismeng
dc.subjectTechnology and educationeng
dc.subjectBIM platformeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.titleDesafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquiteturapor
dc.title.alternativeChallenges in the implementation of the BIM platform in contemporary architecture educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Vanderson Alves-.pdf1,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.