Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, José Augusto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1424925329452978por
dc.contributor.advisor1Porto, Marcelo Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0952917016124917por
dc.contributor.referee1Porto , Marcelo Duarte-
dc.contributor.referee2Carvalho , Plauto Simão de-
dc.contributor.referee3Oliveira , Suzana Maria de Loures de-
dc.date.accessioned2019-09-30T13:14:09Z-
dc.date.issued2019-08-16-
dc.identifier.citationBORGES, J. A. Inserção de sequências didáticas em ambientes virtuais de aprendizagem e sua aplicação pelos professores de biologia. 2019. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/146-
dc.description.resumoO professor, ao buscar recursos didáticos, pode utilizar aqueles que possibilitam transpor sua aula para a forma digital, como por exemplo, por meio do uso do Google Sala de Aula ou através da criação de um site. Ao testar os recursos digitais na forma de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), pretendemos verificar o significado para o aluno, o conceito dos conhecimentos prévios e a sua interação com a linguagem utilizada pelo professor como elemento promotor da aprendizagem. Faremos a nossa análise com base na teoria da aprendizagem significativa (subordinada, superordenada e combinatória) que engloba conceitos da estrutura cognitiva do aluno representados na forma de diferenciação progressiva e reconciliação integradora, propostos por Ausubel, e assim implementar o Ensino Híbrido de uma forma que seja possível de ser desenvolvido pelo próprio professor e suas possíveis relações com as Metodologias Ativas. A união entre o mundo digital e a criação de um novo espaço de estudo pelo professor abre a possibilidade de se desenvolver a personalização do ensino que vise atender individualmente às necessidades de aprendizagem de cada aluno. A digitalização da educação, que observamos ao realizar o presente trabalho, avança no sentido que observamos nos aplicativos de celular: muito tem a oferecer e pouco a cobrar. Não se justifica adquirir pacotes de softwares caros se temos tudo grátis. O professor precisa de uma formação adequada e esse é o maior desafio no momento, pois não há como exigir um desempenho melhor e elevação dos índices educacionais sabendo que os professores se utilizam maciçamente da metodologia tradicional como formato principal de suas aulas. O produto educacional deste trabalho, “Sequências Didáticas aplicadas na criação de um Site e no Google Sala de Aula”, foi aplicado no Centro de Ensino Médio 417 de Santa Maria, localizado no Distrito Federal. Os alunos foram cadastrados para usar o Google Sala de Aula no laboratório de informática, onde foi criado um Gmail valido onde os produtos do Google foram trabalhados em sala de aula. Foi elaborado um site para trabalhar temas de biologia relacionados ao tema de ecologia.por
dc.description.abstractThe teacher when searching in the didactic resources possesses and can use in the classroom, in the way of transposing didactic resources to the digital form through the use of Google Classroom and also through the creation of a website. In testing the digital resources in the form of AVA, we intend to verify the meaning for the student, the concept of previous knowledge and their interaction with the language used by the teacher as a promoter of learning, which we intend to verify in the modality called meaningful learning (subordinate, superordenada and combinatorial) that encompasses concepts of the student's cognitive structure represented in the form of progressive differentiation and integrative reconciliation proposed by Ausubel and thus implement Hybrid Teaching in a way that is possible to be developed by the teacher himself and his possible relations with the Methodologies Active. The union between what students can learn more with the union between the digital world and the creation of a new space for study by the teacher opens the possibility of developing the personalization of teaching that aims to meet individually the learning needs of each student. The digitization of the education that we observed in accomplishing this work advances in the sense that we observe in the cellular applications: much has to offer and little to collect. It is not justifiable to purchase expensive software packages if we have everything free. The teacher needs adequate training and this is the biggest challenge at the moment, since there is no need to demand better performance and higher levels of education knowing that teachers use massively the traditional methodology as the main format of their classes. The educational product of this work, “Didactic Sequences Applied to the Creation of a Website and Google Classroom”, was applied at Santa Maria High School 417, located in the Federal District. Students were signed up to use Google Classroom in the computer lab, where a valid Gmail where Google products were worked in the classroom was created. A website was developed to work on biology topics related to the theme of ecology.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2019-09-30T13:14:09Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_JOSE_AUGUSTO_BORGES.pdf: 1816013 bytes, checksum: e1ca9fd58b3fab09eacda57503409c6a (MD5) license.txt: 2134 bytes, checksum: 4709595c927233fc684151cf6f2010cf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-30T13:14:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_JOSE_AUGUSTO_BORGES.pdf: 1816013 bytes, checksum: e1ca9fd58b3fab09eacda57503409c6a (MD5) license.txt: 2134 bytes, checksum: 4709595c927233fc684151cf6f2010cf (MD5) Previous issue date: 2019-08-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAusubelpor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectGoogle sala de aulapor
dc.subjectSitepor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectPersonalização ensinopor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectAusubeleng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectGoogle Classroomeng
dc.subjectsiteeng
dc.subjectInterneteng
dc.subjecthybrid teachingeng
dc.subjectTeaching personalizationeng
dc.subjectctive methodologieseng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleInserção de sequências didáticas em ambientes virtuais de aprendizagem e sua aplicação pelos professores de biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_JOSE_AUGUSTO_BORGES.pdf1,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.