Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo , Moisés de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Silva, Ademir Luiz da-
dc.contributor.referee1Silva, Ademir Luiz da-
dc.contributor.referee2Ignácio , Ewerton de Freitas-
dc.contributor.referee3Carvalho, Jacques Elias de-
dc.date.accessioned2024-02-15T18:14:20Z-
dc.date.issued2023-11-16-
dc.identifier.citationMELO, Moisés de Oliveira. Do corpo político à política do corpo: teatro,memória e ideologia na obra do ator e teatrólogo Ademir Faleiros entre as décadas de 1980 e 1990. 2023. 85f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO .por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1419-
dc.description.resumoO presente estudo constitui uma extensão do trabalho de conclusão de curso apresentado no final do ano letivo de 2020 na Universidade Estadual de Goiás, sob o título "Ademir Faleiros na Cena Teatral de Anápolis: Uma Análise das Peças “Favela Brasil” e “Por Detrás de Toda Porta"'. Nesse sentido, esta dissertação tem como objeto de estudo parte da vida e obra do dramaturgo. Assim, pretende-se, por meio da relação intrínseca entre história e literatura, compreender o cenário teatral em Anápolis durante as décadas de 1980 e 1990. Isso inclui destacar os aspectos sociais, econômicos e políticos que marcaram a última década da ditadura civil-militar brasileira, a influência da censura e dos mecanismos de repressão sobre a elaboração e a apresentação das peças do autor em todo o Estado de Goiás, bem como sua escrita dramatúrgica. Além disso, busca-se entender o papel do teatro engajado em uma cidade como Anápolis, e o coro como agente ideológico na encenação da peça "Favela Brasil" (1980). Examina-se também a função social do teatro na época da abertura política, e como o início da redemocratização do país influenciou a escrita do autor em peças como "Por Detrás de Toda Porta" (1989). Por fim, destaca-se a relevância do estudo sobre a historiografia do teatro goiano, bem como o legado de Ademir Faleiros para a cena teatral na cidade de Anápolis.por
dc.description.abstractThis study is an extension of the course completion work presented at the end of the 2020 academic year at the State University of Goiás, under the title "Ademir Faleiros in the Theater Scene of Anápolis: An Analysis of the Plays "Favela Brasil" and "Por Detrás de Toda Porta"". In this sense, the object of this dissertation is to study part of the playwright's life and work. Through the intrinsic relationship between history and literature, the aim is to understand the theatrical scene in Anápolis during the 1980s and 1990s. This includes highlighting the social, economic, and political aspects that marked the last decade of the Brazilian civil-military dictatorship, the influence of censorship and repression mechanisms on the development and presentation of the author's plays throughout the state of Goiás, as well as his dramaturgical writing. It also seeks to understand the role of engaged theater in a city like Anápolis and the choir as an ideological agent in the staging of the play "Favela Brasil" (1980). It also examines the social function of theater at the time of the political opening and how the beginning of the country's re-democratization influenced the author's writing in plays such as "Por Detrás de Toda Porta" (1989). Finally, it highlights the relevance of the study for the historiography of Goiás theater, as well as Ademir Faleiros' legacy for the theater scene in the city of Anápolis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2024-02-15T18:14:06Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Versão final.pdf: 3579884 bytes, checksum: fb4611b6334989c5cc41d00d49cf11c0 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2024-02-15T18:14:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Versão final.pdf: 3579884 bytes, checksum: fb4611b6334989c5cc41d00d49cf11c0 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-15T18:14:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Versão final.pdf: 3579884 bytes, checksum: fb4611b6334989c5cc41d00d49cf11c0 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2023-11-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerradopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMemória - Teatropor
dc.subjectTeatro - Vida e Obrapor
dc.subjectMemory - Theatereng
dc.subjectTheater - Life and Workeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.subject.cnpqARTES::TEATROpor
dc.titleDo corpo político à política do corpo: teatro,memória e ideologia na obra do ator e teatrólogo Ademir Faleiros entre as décadas de 1980 e 1990por
dc.title.alternativeFrom the political body to the politics of the body: theater, memory and ideology in the work of actor and theatrical artist Ademir Faleiros between the 1980s and a 1990seng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Versão final.pdfDissertação3,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.