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Tipo do documento: Dissertação
Título: As percepções dos estudantes do curso de pedagogia da UEG , Anápolis sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório
Título(s) alternativo(s): The Perceptions of students in the pedagogy course at UEG, Anápolis about the compulsory supervised curricular internship
Autor: Silva, Eliane Costa da 
Primeiro orientador: Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
Primeiro membro da banca: Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
Segundo membro da banca: Ferreira, João Roberto Resende
Terceiro membro da banca: Barcelos, Simone Vieira de Magalhães
Resumo: O presente trabalho, intitulado As percepções dos estudantes do curso de pedagogia da UEG, Anápolis sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás — (PPG/ IELT/ UEG) — na linha de pesquisa ‘Educação, Escola e Tecnologia’. A pesquisa integra o Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GPEFORP). O objetivo geral desta investigação foi compreender a percepção dos estudantes sobre o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Desta forma, buscou-se responder o seguinte problema: Qual a percepção dos estudantes sobre curso de Pedagogia e do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório na Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior no Município de Anápolis-GO? Na busca de respostas para este problema, delineou-se nos seguintes objetivos específicos: a) mapear o contexto do curso de Pedagogia da UEG; b) identificar as características do curso de Pedagogia e do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório na Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, em Anápolis; e c) compreender como os estudantes percebem o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. O estudo foi direcionado por um vasto referencial teórico; e por documentos que regem aspectos curriculares no Brasil, tais como: Parecer CNE/CP n.o 5/2006, aprovado em 4 de abril de 2006, parecer CNE/CP n.o 8/2008, aprovado em 2 de dezembro de 2008; resolução CNE/CP n.o 2, de 1.o de julho de 2015; resolução CNE/CP n.o2, de 20 de novembro de 2019; resolução CsA N.09, de 18 de novembro de 2015; e Instrução Normativa n.o 01/2022. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa à luz do estudo de caso, como campo de pesquisa tivemos a Universidade Estadual de Goiás na Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior no município de Anápolis-GO. Na metodologia, os instrumentos utilizados foram: o questionário e a entrevista, com roteiro semiestruturado. Ambos propostos aos estudantes matriculados no Componente Curricular Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, durante os semestres 2022/02 e 2023/01. A pesquisa apontou que os participantes da pesquisa percebiam a importância do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, bem como reconheciam as contribuições do campo de estágio e a oportunidade de conhecer o ambiente escolar. Os discentes também compreendiam a necessidade de mudanças as quais pudessem contribuir para a melhoria do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Com isso, constatou-se ser necessária a escuta dos estagiários e indispensável o diálogo entre eles com os docentes, orientadores e professores mentores.
Abstract: This work, entitled The perceptions of students on the pedagogy course at UEG, Anápolis about the compulsory supervised curricular internship, is linked to the Interdisciplinary Postgraduate Program in Education, Languages and Technologies at the State University of Goiás - (PPG/ IELT/ UEG) - in the 'Education, School and Technology' line of research. The research is part of the Educational Policies and Teacher Training Research Group (GPEFORP). The general aim of this research was to understand students' perceptions of the Compulsory Supervised Curricular Internship. In this way, we sought to answer the following problem: What are the students' perceptions of the Pedagogy course and the Compulsory Supervised Curricular Internship at the Nelson de Abreu Júnior University Unit of Socioeconomic and Human Sciences in the municipality of Anápolis-GO? In the search for answers to this problem, the following specific he Pedagogy course at UEG; b) to identify the characteristics of the Pedagogy course and the Compulsory Supervised Curricular Internship at the Nelson de Abreu Júnior University Unit of Socioeconomic and Human Sciences in Anápolis; and c) to understand how students perceive the Compulsory Supervised Curricular Internship. The study was guided by a vast theoretical framework; and by documents that govern curricular aspects in Brazil, such as: CNE/CP Opinion No. 5/2006, approved on April 4, 2006, CNE/CP Opinion No. 8/2008, approved on December 2, 2008; CNE/CP Resolution No. 2, of July 1, 2015; CNE/CP Resolution No. 2, of November 20, 2019; CsA Resolution No. 09, of November 18, 2015; and Normative Instruction No. 01/2022. To this end, a qualitative study was carried out in the light of the case study, and the field of research was the State University of Goiás at the Nelson de Abreu Júnior University Unit of Socioeconomic and Human Sciences in the municipality of Anápolis-GO. The instruments used in the methodology were a questionnaire and an interview with a semi-structured script. Both were proposed to 40 students enrolled in the compulsory supervised internship course during the 2022/21 and 2023/01 semesters. The research showed that the participants perceived the importance of the Compulsory Supervised Curricular Internship, as well as recognizing the contributions of the internship field and the opportunity to get to know the school environment. The students also understood the need for changes that could contribute to improving the Compulsory Supervised Curricular Internship. As a result, it proved necessary to listen to the trainees and indispensable for them to talk to the teachers, supervisors and mentor teachers.
Palavras-chave: Educação - Ciências Socioeconômicas e Humanas
Educação - Formação Docente
Educação - Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório - Percepção dos Estagiários
Education - Socio-economic and Human Sciences
Education - Teacher Training
Education - Compulsory Supervised Curricular Internship - Interns' perceptions
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SILVA, Eliane Costa da. As percepções dos estudantes do curso de pedagogia da UEG , Anápolis sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório. 2023. 147f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1416
Data de defesa: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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