Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamargo, Géssica Fernanda da Silva Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8557434776645711por
dc.contributor.advisor1Paulo, Pedro Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687547685595360por
dc.contributor.referee1Paulo, Pedro Oliveira-
dc.contributor.referee2Carvalho, Plauto Simão de-
dc.contributor.referee3Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro-
dc.date.accessioned2024-01-23T17:13:00Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.citationCAMARGO, Géssica F. S. Souza. Desafios da alfabetização científica: uma proposta de formação continuada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 237 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1366-
dc.description.resumoO trabalho proposto, intitulado "Desafios da Alfabetização Científica: Uma Proposta de Formação Continuada com Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental," destaca contribuições significativas, incluindo o reconhecimento dos desafios na alfabetização científica, a ênfase na Formação Continuada de professores para melhorar práticas de ensino, a valorização do papel integral da escola na formação dos alunos, a adaptação do ensino ao contexto dos estudantes e a utilização de sequências didáticas interdisciplinares. No entanto, a implementação eficaz, a adaptação local, a avaliação de impacto, o acesso a recursos e o contexto da educação brasileira representam desafios críticos a serem considerados. O Ensino de Ciências possui como um de seus objetivos o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Porém, nem sempre o professor consegue alcançar tal finalidade e os conteúdos são abordados de maneira acrítica, descontextualizados e fragmentados. É fundamental que o professor de Ciências possa ter a oportunidade de criar e desenvolver estratégias de ensino que visem melhorar a sua prática no Ensino de Ciências ou na Alfabetização Científica. Deste modo, considerando este desafio pedagógico emerge-se a importância Formação Continuada também como um processo crítico e reflexivo e, a escola, nesse aspecto, tem um papel fundamental no desenvolvimento integral do indivíduo. É a partir dos cursos, atividades, projetos, ofertados aos professores, se poderá refletir sobre a necessidade de compreender e ajustar a sua prática com futuros obstáculos que eventualmente surgirão. A Alfabetização Científica, portanto, na prática pedagógica do Ensino de Ciências, precisa adquirir novos significados e proporcionar, aos estudantes, a ampliação do seu conhecimento e a compreensão de seu papel na sociedade. O objetivo deste trabalho foi investigar como uma proposta de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pode contribuir para a apropriação dos sentidos acerca da alfabetização científica. O procedimento metodológico adotado foi qualiquantitativo em uma pesquisa de campo, por meio da observação participante. A pesquisa foi desenvolvida com cinco professores de 1º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Rita Mônica Lêdo, localizada em Rianápolis-Goiás. O Produto Educacional é um Curso de Formação Continuada em Serviço, utilizando-se como estratégia didática as sequências didáticas interdisciplinares, estruturadas nos Três Momentos Pedagógicos (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) e fundamentadas nos três eixos estruturantes para promoção da Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que esta pesquisa, bem como o produto educacional, possa contribuir de maneira significativa na Formação dos Professores, levando-os a uma reflexão crítica sobre a sua prática, a fim de otimizarem suas aulas com o conhecimento adquirido e adequando o ensino à realidade dos estudantes.por
dc.description.abstractThe proposed work, entitled "Challenges of Scientific Literacy: A Proposal for Ongoing Education with Elementary School Teachers," highlights significant contributions, including the recognition of challenges in scientific literacy, the emphasis on ongoing teacher education to improve teaching practices, the appreciation of the school's integral role in students' education, the adaptation of teaching to the students' context, and the use of interdisciplinary didactic sequences. However, effective implementation, local adaptation, impact assessment, access to resources, and the context of Brazilian education represent critical challenges to be considered. Science education has, as one of its objectives, the development of scientific literacy. However, teachers don't always manage to achieve this goal, and the content is approached in a uncritical, decontextualized, and fragmented manner. It's essential for the Science teacher to have the opportunity to create and develop teaching strategies aimed at improving their practice in Science Education or Scientific Literacy. Therefore, considering this pedagogical challenge, the importance of ongoing education also emerges as a critical and reflective process, and the school, in this regard, plays a fundamental role in the holistic development of the individual. Through courses, activities, and projects offered to teachers, reflection on the need to understand and adjust their practice with future obstacles that may arise can take place. Scientific literacy, therefore, in the pedagogical practice of Science Education, needs to acquire new meanings and provide students with an expansion of their knowledge and an understanding of their role in society. The objective of this work was to investigate how a proposal for ongoing education for teachers of early years in Elementary School could contribute to the appropriation of meanings regarding scientific literacy. The methodological procedure adopted was qualitative-quantitative in a field research, through participant observation. The research was carried out with five teachers from the 1st, 4th, and 5th grades of the Rita Mônica Lêdo Municipal School, located in Rianápolis-Goiás. The Educational Product is an In-Service Ongoing Education Course, using interdisciplinary didactic sequences as a didactic strategy, structured in Three Pedagogical Moments (Initial Problematic Situation, Knowledge Organization, and Application of Knowledge) and based on the three structuring axes for the promotion of Scientific Literacy in the early years of Elementary School. It is expected that this research, as well as the educational product, can significantly contribute to Teachers' Education, leading them to a critical reflection on their practice, in order to optimize their classes with the acquired knowledge and adjust teaching to the reality of students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2024-01-23T16:36:52Z No. of bitstreams: 3 GÉSSICA FERNANDA DA SILVA SOUZA CAMARGO_DISSERTAÇÃO_PPEC.pdf: 17693112 bytes, checksum: 88b5397dab28ab93579b79d75494a26e (MD5) GÉSSICA FERNANDA DA SILVA SOUZA CAMARGO_PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 3665924 bytes, checksum: c29490755453408b82882e68ade030ce (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2024-01-23T17:13:00Z (GMT) No. of bitstreams: 3 GÉSSICA FERNANDA DA SILVA SOUZA CAMARGO_DISSERTAÇÃO_PPEC.pdf: 17693112 bytes, checksum: 88b5397dab28ab93579b79d75494a26e (MD5) GÉSSICA FERNANDA DA SILVA SOUZA CAMARGO_PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 3665924 bytes, checksum: c29490755453408b82882e68ade030ce (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-23T17:13:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 GÉSSICA FERNANDA DA SILVA SOUZA CAMARGO_DISSERTAÇÃO_PPEC.pdf: 17693112 bytes, checksum: 88b5397dab28ab93579b79d75494a26e (MD5) GÉSSICA FERNANDA DA SILVA SOUZA CAMARGO_PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 3665924 bytes, checksum: c29490755453408b82882e68ade030ce (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2023-10-31eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetização Científicapor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectEstratégias didáticaspor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectDidactic strategieseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleDesafios da alfabetização científica : uma proposta de formação continuada com professores dos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeChallenges of scientific literacy : a proposal for continuing training with teachers in the early years of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GÉSSICA FERNANDA DA SILVA SOUZA CAMARGO_DISSERTAÇÃO_PPEC.pdfDissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências17,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
GÉSSICA FERNANDA DA SILVA SOUZA CAMARGO_PRODUTO EDUCACIONAL.pdfProduto educacional_Afabetização científica3,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
GÉSSICA FERNANDA DA SILVA SOUZA CAMARGO_PRODUTO EDUCACIONAL.pdfProduto educacional_Alfabetização científica Caderno de sugestões de atividades66,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.