Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Silvia Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6836493026725337por
dc.contributor.advisor1Silvestre, Viviane Pires Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1876595481661397por
dc.contributor.referee1Silvestre, Viviane Pires Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1876595481661397por
dc.contributor.referee2Silva, Barbra do Rosário Sabota-
dc.contributor.referee3Suanno, Marilza Vanessa Rosa-
dc.date.accessioned2023-10-05T17:58:33Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.citationROSA, S.R.Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública. 2020. 117f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias )) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1322-
dc.description.resumoO estudo desenvolvido teve como enfoque a discussão sobre letramento (KLEIMAN, 1995, 2008; SOARES, 2001, 2009, 2011, 2018; STREET, 2014, entre outros/as) e inclusão escolar (DENARI, 2006; MANTOAN, 2003, 2009, 2012, 2019; SANTOS; REIS; 2016; SKLIAR, 2006, entre outros/as) com professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola pública, localizada em Aparecida de Goiânia, por meio de uma experiência colaborativa de formação continuada docente (IBIAPINA, 2008, 2012; IMBERNÓN, 2009; WENGZYNSKI; TOZETTO, 2012, entre outros/as). As discussões construídas neste trabalho focalizam o letramento e a inclusão escolar com vistas ao atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) em sala de aula. Nesse processo, a sala de aula e a escola são entendidas como um espaço de práticas sociais, em que docentes e discentes são agentes ativos/as de suas realidades. A pesquisa é caracterizada como qualitativa (BORTONIRICARDO; CELANI, 2003; DENZIN; LINCOLN, 2009, 2013; FLICK, 1992; TRIVIÑOS, 1987, entre outros/as), tendo sido desenvolvida por um grupo de quatro professoras e por mim no período de maio a dezembro de 2019. Durante o estudo, as atividades implementadas foram: leitura e discussão de dez textos acadêmicos e problematização do processo de ensino-aprendizagem do letramento e da inclusão escolar à luz desses textos. Assim, os objetivos do estudo foram: 1) refletir sobre os conceitos e as problemáticas que envolvem o letramento e a inclusão escolar em uma experiência de formação colaborativa com professoras do ensino fundamental – anos iniciais de uma escola pública; 2) analisar e caracterizar como o grupo interpreta uma experiência de formação docente colaborativa com foco em letramento e inclusão escolar. Para isso, foram usadas as seguintes fontes de material empírico: questionário inicial, discussões do grupo de estudo sobre os textos selecionados (gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas), entrevistas (gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas), anotações do diário da pesquisadora. Em relação ao processo de ensino-aprendizagem do letramento e da inclusão escolar, as professoras enfocaram a discussão de suas compreensões sobre a perspectiva de educação, de modo a realçar suas realidades locais, a questionar conflitos e resoluções de problemas vivenciados na escola. No que concerne à formação de professores/as, destacaram-se a preparação docente e os desafios para a implementação de um trabalho sistemático, pautado em ações didáticas para implementação do letramento escolar tendo em vista o atendimento aos/às alunos/as com NEE, os cuidados relativos ao seu desenvolvimento e os entraves e as contribuições da pesquisa para o grupo participante.por
dc.description.abstractThe study developed aimed at discussing literacy (KLEIMAN, 1995, 2008; SOARES, 2001, 2009, 2011, 2018; STREET, 2014, among others) and school inclusion (DENARI, 2006; MANTOAN, 2003, 2009, 2012, 2019; SANTOS; REIS; 2016; SKLIAR, 2006, among others) with Elementary School teachers – early years of a public school, which is located in Aparecida de Goiânia, through a collaborative experience of continuing teacher education (IBIAPINA, 2008, 2012; IMBERNÓN, 2009; WENGZYNSKI; TOZETTO, 2012, among others). The discussions built in this work focus on literacy and school inclusion aiming at classroom assistance for students with Special Educational Needs (SEN). In this process, the classroom and the school are regarded as spaces for social practices, in which teachers and students are active agents of their realities. The research is qualitative (BORTONI-RICARDO; CELANI, 2003; DENZIN; LINCOLN, 2009, 2013; FLICK, 1992; TRIVIÑOS, 1987, among others) and was developed by a group of four teachers and me from May to December 2019. During the study, the activities comprehended reading and discussing ten academic texts as well as problematizing the teaching-learning process of literacy and school inclusion in the light of these texts. Thus, the objectives of the study were to: 1) reflect upon the concepts and issues that involve literacy and school inclusion in a collaborative educational experience with Elementary School teachers – early years of a public school; 2) analyze and characterize how the group interprets a collaborative teacher education experience which focuses on literacy and school inclusion. In order to do this, the following sources of empirical material were used: an initial questionnaire, study group discussions on selected texts (recorded in audio and later transcribed), interviews (recorded in audio and later transcribed) and notes from the researcher´s diary. In relation to the teaching-learning process of literacy and school inclusion, the teachers focused on the discussion of their understandings on the perspective of education, in order to highlight their local realities, to question both the conflicts and the resolutions of problems experienced at school. In relation to teacher education, both teaching preparation and challenges for the implementation of a systematic work were highlighted, based on didactic actions for the implementation of literacy for the assistance of students with Special Educational Needs (SEN), the care related to their development and the difficulties and contributions of the research to the participating group.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2023-10-05T17:58:19Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Silvia_UEG_finalizada.pdf: 893763 bytes, checksum: a9aaa51b243610c9131ce993bff722a9 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2023-10-05T17:58:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Silvia_UEG_finalizada.pdf: 893763 bytes, checksum: a9aaa51b243610c9131ce993bff722a9 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-05T17:58:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_Silvia_UEG_finalizada.pdf: 893763 bytes, checksum: a9aaa51b243610c9131ce993bff722a9 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2020-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPesquisa colaborativa - Formação docentepor
dc.subjectPesquisa colaborativa - Letramento escolarpor
dc.subjectPesquisa colaborativa - Inclusão escolarpor
dc.subjectCollaborative research - Teacher Educationeng
dc.subjectCollaborative research - Literacyeng
dc.subjectCollaborative research - School Inclusioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.titleLetramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola públicapor
dc.title.alternativeLiteracy and school inclusion - a collaborative research with teachers from a public schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Silvia_UEG_finalizada.pdfDissertação872,82 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.