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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efetivação da educação inclusiva para estudantes com deficiência: ações-reflexões da gestão escolar
Título(s) alternativo(s): Effectiveness of inclusive education for students with disabilities: actions-reflections of school management
Autor: Barreto, Pedro Vinícius Souza
Primeiro orientador: Porto, Marcelo Duarte
Resumo: A presente dissertação aborda a temática sobre a efetivação da educação inclusiva para estudantes com deficiência: ações-reflexões da gestão escolar, tema este que se configura enquanto objeto de pesquisa do Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias da UEG/UnU - Luziânia. Partindo dessa premissa, o objetivo principal é investigar o papel do grupo gestor na implementação de um processo educativo que desenvolve práticas inclusivas. Para isso, os objetivos específicos se estruturam em: Levantar o papel ocupado pelo grupo do gestor escolar na construção, consolidação e oferta de uma educação inclusiva para estudantes com deficiência; Avaliar o plano de gestão escolar para a educação inclusiva para estudantes com deficiência; Conhecer as ações/atitudes, procedimentos, materiais pedagógicos e perspectivas sob a qual a educação inclusiva da unidade escolar tem sido proposta e implementada para estudantes com deficiência e Analisar como os gestores escolares viabilizam o processo da educação inclusiva para estudantes com deficiência. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se como método a observação qualitativa, pesquisa documental (realizada com fins de se buscar de informações nos documentos do Colégio Municipal Boas Novas da cidade de Israelândia-GO), pesquisa bibliográfica (levantar obras publicadas e referencias teóricas por meios escritos e eletrônicos com a temática afins), pesquisa descritiva (propor buscas e descrever objetos/sujeitos em seu ambiente) e fazendo uso da entrevista de maneira semiestruturada e objetivada ao grupo gestor da unidade escolar, sendo: diretor(a), vice-diretor(a), coordenador(a) pedagógico(a) e coordenador(a) de A.E.E – Atendimento Educacional Especializado, visando reunir as literaturas produzidas sobre os temas em discussão. Ao final deste trabalho apresentar-se-á as concepções de gestão escolar, gestão democrática e educação inclusiva que possibilite vislumbrar o papel do grupo gestor na implementação de um processo educativo que desenvolve práticas inclusivas no envolvimento de todas as pessoas, independentemente das suas especificidades, driblando assim, as conjecturas contraproducentes
Abstract: This dissertation addresses the issue of implementing inclusive education for students with disabilities: actions-reflections of school management, a theme that is configured as a research object of the Master in Management, Education and Technologies of UEG/UnU - Luziânia. Based on this premise, the main objective is to investigate the role of the management group in the implementation of an educational process that develops inclusive practices. For this, the specific objectives are structured in: Raise the role played by the school manager group in the construction, consolidation and offer of an inclusive education for students with disabilities; Evaluate the school management plan for inclusive education for students with disabilities; Knowing the actions/attitudes, procedures, pedagogical materials and perspectives under which the inclusive education of the school unit has been proposed and implemented for students with disabilities and Analyzing how school managers make the process of inclusive education possible for students with disabilities. For the development of this work, qualitative observation, documentary research (carried out with the aim of seeking information in the documents of the Colégio Municipal Boas Novas in the city of Israelândia-GO), bibliographical research (raising published works and theoretical references by written and electronic means with related themes), descriptive research (proposing searches and describing objects/subjects in their environment) and making use of the interview in a semi-structured and objective way to the management group of the school unit, being: principal, deputy director, pedagogical coordinator and coordinator of A.E.E - Specialized Educational Assistance, aiming to gather the literature produced on the topics under discussion. At the end of this work, the concepts of school management, democratic management and inclusive education will be presented, making it possible to glimpse the role of the management group in the implementation of an educational process that develops inclusive practices in the involvement of all people, regardless of their specificities, thus circumventing the counterproductive conjectures.
Palavras-chave: Escola
Gestão Escolar
Educação Inclusiva
Inclusão
Grupo Gestor
School
School management
Inclusive education
Inclusion
Managemente Group
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias
Citação: BARRETO, Pedro Vinícius Souza. Efetivação da educação inclusiva para estudantes com deficiência: ações-reflexões da gestão escolar. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) – Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1297
Data de defesa: 1-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias

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