Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Achilles Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2166879227141655por
dc.contributor.advisor1Silva, Yara Fonseca de Oliveira e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1269420694190937por
dc.contributor.referee1Silva, Yara Fonseca de Oliveira e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1269420694190937por
dc.contributor.referee2Mill, Daniel Ribeiro Silva-
dc.contributor.referee3Toschi, Mirza Seabra-
dc.contributor.referee4Silva, Barbra do Rosário Sabota-
dc.contributor.referee5Suanno, João Henrique-
dc.date.accessioned2023-06-19T12:04:55Z-
dc.date.issued2020-08-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Achilles Alves de. Aprendizagem invertida na educação superior : o processo de mediação pedagógica nas humanidades. 2020. 205f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO .por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1218-
dc.description.resumoO contexto da cultura digital tem exercido influência em diferentes campos da sociedade, dentre eles, a educação. Isso tem implicando em novas reflexões acerca do processo de mediação pedagógica a partir de um cenário de rupturas e de novas perspectivas quanto aos tempos e espaços de ensino-aprendizagem. Nessa realidade, surgem pedagogias emergentes como a Aprendizagem Invertida (AInv), que passam a ganhar espaço na prática pedagógica. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar e discutir sobre como têm sido explorados na literatura científica os processos de mediação pedagógica no planejamento e implementação da Aprendizagem Invertida no contexto das Humanidades na educação superior. Dado o baixo número de publicações nacionais sobre a temática, optou-se por uma pesquisa exploratória e bibliográfica, contemplando a revisão tradicional e a sistemática de literatura. Para tal, discute-se sobre o processo de mediação pedagógica e suas relações com novas possibilidades a partir de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e de princípios do ensino híbrido. A partir disso, conceitua-se e caracteriza-se a AInv com base em Talbert (2017), Bergmann e Sams (2014; 2015), o Flipped Learning Network (FLN, 2014) e a Academy of Active Learning Arts and Sciences (AALAS, 2020a), abordando também o seu histórico e propostas que a embasam. Partindo dessa compreensão, realizou-se uma revisão sistemática da literatura de forma a analisar e refletir sobre os processos de mediação pedagógica na implementação da AInv em cursos de graduação e pós-graduação no contexto das Humanidades. Percebe-se que a temática ainda se apresenta de forma pouco expressiva na literatura e, por vezes, sem explorar os processos pedagógicos com profundidade. A partir da análise realizada, discorre-se sobre a forma na qual tem se dado a atuação do professor na mediação dos diferentes momentos da AInv, abordando o antes, durante e o depois da aula ou encontro entre estudantes e professores. Observou-se que, apesar dos benefícios e resultados apresentados, a AInv abarca um processo que demanda uma grande quantidade de tempo e trabalho, principalmente em relação à curadoria, seleção e/ou criação de recursos, materiais e conteúdos, além da atuação do professor na mediação pedagógica. Por outro lado, apresentam-se reflexões acerca de caminhos e possibilidades para o planejamento e implementação da proposta para que se efetive o processo de ensino-aprendizagem, discutindo-se ainda os silêncios em relação à mediação pedagógica na literatura científica.por
dc.description.abstractThe context of digital culture has had an influence on different fields of society, including education. This has resulted in new reflections on the process of pedagogical mediation, based on a scenario of ruptures in new perspectives regarding times and spaces for teaching and learning. In this reality, emergent pedagogies appear, such as the Flipped Learning (FL), which started to gain space within the pedagogical practice. This research aimed to analyze and discuss how the processes of pedagogical mediation have been explored in the scientific literature in the planning and implementation of Flipped Learning in the context of the Humanities in higher education. Given the low number of national publications on the subject, we opted for exploratory and bibliographical research, contemplating a traditional and systematic literature review. To this end, we discuss the pedagogical mediation process and its relationship with new possibilities based on digital information and communication technologies (DICT), blended learning principles. From that, FL is conceptualized and characterized based on Talbert (2017), Bergmann and Sams (2014; 2015), the Flipped Learning Network (FLN, 2014), and the Academy of Active Learning Arts and Sciences (AALAS, 2020a), also addressing FL's history and proposals that support it. Based on this understanding, a systematic literature review was carried out in order to analyze and reflect on the processes of pedagogical mediation in the implementation of FL in undergraduate and graduate courses in the context of the Humanities. It is noticed that the topic is still not very significant in the literature and, sometimes, without exploring the pedagogical processes in depth. From the analysis carried out, it is discussed how the teacher's work has been taking place in the mediation of the different moments of FL, addressing before, during, and after the class or meeting between students and teachers. It was observed that, despite the benefits and results presented, FL encompasses a process that demands a large amount of time and work, mainly concerning curation, selection, and/or creation of resources, materials, and content, in addition to the teacher's work in pedagogical mediation. On the other hand, reflections are presented about ways and possibilities for planning and implementing the proposal so that the teaching-learning process takes place. In this research, we also discuss the silences about pedagogical mediation in FL in the scientific literature.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2023-06-19T12:04:27Z No. of bitstreams: 2 Dissertação IELT - Achilles Alves de Oliveira.pdf: 5002741 bytes, checksum: 9502b9751ee0b921591b20baccd1add7 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2023-06-19T12:04:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação IELT - Achilles Alves de Oliveira.pdf: 5002741 bytes, checksum: 9502b9751ee0b921591b20baccd1add7 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-19T12:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação IELT - Achilles Alves de Oliveira.pdf: 5002741 bytes, checksum: 9502b9751ee0b921591b20baccd1add7 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2020-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação superior - Sala de aula invertidapor
dc.subjectMediação pedagógicapor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectEducação superior - Aprendizagem invertidapor
dc.subjectHigher education - Flipped classroomeng
dc.subjectPedagogical mediationeng
dc.subjectBlended learningeng
dc.subjectHigher education - Flipped learningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAprendizagem invertida na educação superior : o processo de mediação pedagógica nas humanidadespor
dc.title.alternativeFlipped learning in higher education: the pedagogical mediation process in humanitieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação IELT - Achilles Alves de Oliveira.pdfDissertação4,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.