Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/110
Tipo do documento: Dissertação
Título: Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação
Título(s) alternativo(s): Learning objects repositories for sciences teaching and information and communication technologies mediation
Autor: Braga, Juliana Vasconcelos 
Primeiro orientador: Santos, José Divino dos
Primeiro membro da banca: Melo, Francisco Ramos de
Segundo membro da banca: Paulo, Pedro Oliveira
Resumo: O presente trabalho representa o esforço em conciliar a área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com a área de Ensino, em especial o Ensino de Ciências. A convergência entre as temáticas das TICs, Ensino de Ciências e os Repositórios de Objetos de Aprendizagem compõem o cenário dessa pesquisa. Partindo da perspectiva de uma pesquisa-ação propõe-se o desenvolvimento um Repositório de Objetos de Aprendizagem utilizando a plataforma DSpace, verificando a viabilidade de seu uso por professores da educação básica, bem como dos objetos de aprendizagem armazenados neles como instrumentos capazes de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma revisão da literatura, vislumbrou-se a necessidade de utilização das TICs na educação e foi possível perceber que os repositórios podem representar vantagens para que professores tenham acesso a conteúdo multimídia, objetos de aprendizagem e demais recursos educacionais contribuindo com suas práticas pedagógicas. A ideia do repositório desenvolvido é permitir que a comunidade interessada na produção e utilização desses objetos de aprendizagem possa colaborar na alimentação do repositório de forma que esse ambiente sirva para potencializar o ensino de Ciências e forneça mais uma alternativa para a inserção de TICs na educação escolar. O estudo aponta para a necessidade iminente de utilizar os objetos de aprendizagem, a demanda crescente por parte dos estudantes, a necessidade de formação continuada de professores, o interesse dos professores pelo uso de TICs na mediação pedagógica, a necessidade de investimentos em infraestrutura nas escolas e a oferta de repositórios para o armazenamento e gestão eficaz dos objetos de aprendizagem.
Abstract: The present work represents the effort to reconcile the area of Information and Communication Technology (ICT) with the area of Education, especially Science Education. The convergence between the themes of ICTs, Science Teaching and Learning Objects Repositories compose the scenario of this research. From the perspective of an action research, it was proposed to develop a Repository of Learning Objects using the DSpace platform, verifying the viability of its use by primary education teachers, as well as the learning objects stored in them as tools capable of contributing to the teaching-learning process. From a literature review, the need to use ICTs in education was glimpsed and it was possible to perceive that the repositories can represent advantages for teachers to have access to multimedia content, learning objects and other educational resources contributing with their pedagogical practices. The idea behind the developed repository is to allow the community interested in the production and use of these learning objects to collaborate in the feeding of the repository so that this environment serves to enhance the teaching of science and provide another alternative for the insertion of ICT in school education. The study points to the imminent need to use learning objects, increasing student demand, the need for continuing teacher training, the interest of teachers in the use of ICTs in pedagogical mediation, the need for investments in infrastructure in schools and the provision of repositories for the effective storage and management of learning objects.
Palavras-chave: DSpace
Repositório de Objetos de Aprendizagem
TICs na Educação
Objetos de Aprendizagem
Ensino de Ciências
DSpace
Repository of Learning Objects
ICT in Education
Learning Objects
Science Teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: BRAGA, Juliana Vasconcelos. Repositórios de objetos de aprendizagem para o ensino de ciências e mediação por tecnologias da informação e comunicação. 2019.151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/110
Data de defesa: 7-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_JULIANA_VASCONCELOS_BRAGA.pdf6,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.