Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1050
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Sciences in school : contributions of a science club to scientific literacy in the early years of elementary school
Autor: Barros, Gisele Sanches 
Primeiro orientador: Cunha, Hélida Ferreira da
Primeiro membro da banca: Cunha, Hélida Ferreira da
Segundo membro da banca: Lima, Flávia
Terceiro membro da banca: Santos, Solange Xavier dos
Resumo: A disciplina de Ciências encontra-se subentendida como uma ciência experimental, de comprovação científica, articulada a pressupostos teóricos e, assim, a ideia da realização de experimentos é difundida como uma grande estratégia didática para seu ensino e aprendizagem. A realização de experimentos em Ciências representa uma excelente ferramenta para que o aluno concretize o conteúdo e possa estabelecer relação entre a teoria e a prática. Portanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa que visa investigar as práticas de ensino de Ciências, bem como o conhecimento científico de estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho consistiu em uma fase de levantamento bibliográfico, construção e análise do referencial teórico e estudo de caso. O estudo tem como objetivo geral avaliar se o Clube de Ciências, com foco em insetos do Cerrado, amplia o letramento e conhecimento científico desses estudantes. Os participantes da pesquisa são 9 alunos do 3o ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Goiânia-GO. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e questionários, que foram realizados no formato de formulário elaborado no Google Forms, bem como avaliações intermediárias, de acordo com os experimentos realizados ao longo do projeto. Após a análise dos dados verifica-se que apesar dos participantes nunca terem frequentado anteriormente um Clube de Ciências eles acreditam que o mesmo contribui para uma melhor compreensão de conteúdos científicos. Mostra que os estudantes que participaram das atividades do Clube de Ciências com tema Insetos do Cerrado, ampliaram seu repertório e foram beneficiados com as propostas desenvolvidas durante as atividades práticas.
Abstract: The discipline of Science is understood as an experimental science, of scientific proof, articulated to theoretical assumptions and, thus, the idea of carrying out experiments is disseminated as a great didactic strategy for its teaching and learning. Conducting experiments in Science represents an excellent tool for the student to materialize the content and establish a relationship between theory and practice. Therefore, a qualitative research was carried out to investigate the teaching practices of Science, as well as the scientific knowledge of students in the Initial Years of Elementary School. The work consisted of a bibliographic survey, construction and analysis of the theoretical framework and a case study. The general objective of the study is to assess whether the science club focused on insects from the Cerrado expands the literacy and scientific knowledge of these students. The research participants are 9 students from the 3rd year of Elementary School, from a private school in the city of Goiânia-GO. Data collection took place through interviews and questionnaires, which were carried out in the form of a form created in Google Forms, as well as intermediate evaluations, according to the experiments carried out throughout the project. After analyzing the data, it appears that although the participants have never attended a Science Club before, they believe that it contributes to a better understanding of scientific content. It shows that the students who participated in the activities of the Science Club with the theme Insects of the Cerrado, expanded their repertoire and benefited from the proposals developed during the practical activities.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Atividades práticas de ensino
Experimentos em ciências
Insetos
Cerrado
Science Teaching
Practical activities
Experiments
Insects
Cerrado
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC
Citação: BARROS, G. S. Ciências na escola : contribuições de um clube de ciências para o letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Campus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1050
Data de defesa: 28-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_GISELE_SANCHES_BARROS - Gisele Sanches.pdfDissertação_Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado3,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.