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Tipo do documento: Dissertação
Título: Registros de um cronista visual : tradição e preservacionismo na obra de Octo Marques (1930-1988)
Autor: Faria, Sílvia Zeferina
Primeiro orientador: Silva, Ademir Luiz da
Primeiro membro da banca: Silva, Ademir Luiz da
Segundo membro da banca: Oliveira, Eliézer Cardoso de
Terceiro membro da banca: Capel, Heloísa Selma Fernandes
Quarto membro da banca: Vigário , Jacqueline Siqueira
Quinto membro da banca: Ignácio, Ewerton de Freitas
Resumo: A pesquisa examina o pensamento visual e literário de Octo Marques (1915-1988) e, por meio dele, explora as perspectivas de valorização da tradição na Cidade de Goiás, bem como sua relação com o antimudancismo, a modernização econômica e o contexto de modernismo nas artes durante as décadas de 1930 a 1950. Destaca o lugar da produção de Octo Marques junto à comunidade artística, as interpretações acerca de sua vida e obra, bem como o processo de em torno de suas construções literárias e visuais. Investiga a hipótese da exclusão do artista frente ao grupo hegemônico da Cidade de Goiás que se articulou em torno da Organização Vilaboense de Artes e Tradições - O.V.A.T., bem como sua inadequação ao estabelecimento de uma arte que se autoproclama moderna a partir da década de 1940 com a construção de Goiânia e a mudança da Capital, além de sua revalorização póstuma. A dissertação confronta a obra de Octo Marques com os movimentos artísticos e historiográficos que a interpretam e (des)valorizam e procura considerar traços de seu pensamento visual como a exaltação da tradição e o preservacionismo, ou mesmo a forte presença das temáticas sociais em suas paisagens urbanas e temáticas rurais. Avalia, ainda, sua relação com o tempo histórico e a articulação que empreende entre passado, presente e o horizonte das expectativas em sua obra.
Abstract: This study assesses the visual and literary thinking of Octo Marques (1915-1988) and through it explores its regard for tradition in the city of Goiás and its relationship to antimudancismo, economic modernization, and modern art from the 1930s to the 1950s. It highlights the status of Marques’ production within the art community, the various interpretations surrounding his life and work, as well as the process underlying his literary and visual constructions. Moreover, it examines the hypothesis of Marques’ exclusion from the then hegemonic group which grew from the city of Goiás’ arts and traditions organization [Organização Vilaboense de Artes e Tradições – OVAT], as well as his non- conformity to the establishment of a self-proclaiming modern art from the 1940s onwards, a period marked by the construction of Goiânia and the transfer of Goiás state’s capital; Marques’ posthumous recognition is also addressed. Marques’ body of work is confronted with the artistic and historiographic movements that interpret and (de)value it and certain characteristics of his visual thinking are brought to the fore, such as the exaltation of tradition and preservationism, and even the strong presence of social issues in the urban landscapes and rural themes he portrays. In addition, this study assesses Marques’ relation with historical time and the way he articulates past, present, and the horizon of expectations in his work.
Palavras-chave: Octo Marques
Octo Marques - Tradição
Preservacionismo
Octo Marques
Tradition
Octo Marques - Tradition
Preservationism
Área(s) do CNPq: ARTES::ARTES PLASTICAS
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Programa: Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
Citação: FARIA, Sílvia Zeferina. Registros de um cronista visual : tradição e preservacionismo na obra de Octo Marques (1930-1988). 2018. 145 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1043
Data de defesa: 17-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

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