Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fernando Martins dos-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eliézer Cardoso-
dc.contributor.referee1Oliveira, Eliézer Cardoso de-
dc.contributor.referee2Silva, Ademir Luiz da-
dc.contributor.referee3Capel , Heloísa Selma Fernandes-
dc.contributor.referee4Barbosa , Raquel Miranda-
dc.date.accessioned2022-04-07T13:51:03Z-
dc.date.issued2018-04-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernando Martins dos. Veiga Valle : da morte do homem ao nascimento do artista(1874-1983). 2018. 152 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado)) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas ,Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1034-
dc.description.resumoJoaquim José da Veiga Valle (1806-1874) é considerado o principal artista barroco goiano, por causa de suas esculturas sacras. Contudo, do período que vai da sua morte em 1874 até a década de 1940, quando se efetiva a transferência da capital da Cidade de Goiás para Goiânia, praticamente inexistiram referências às suas qualidades artísticas. A hipótese é que a elite vilaboense, ressentida com a perda da capital, passa a buscar suas raízes para colocar a cidade como sendo berço da cultura goiana. Justamente nesse contexto que vida e obra de Veiga Valle são revalorizadas com a exposição organizada por José Rescala. A partir daí as obras de Veiga Valle são outras vezes expostas e tendo como auge uma exposição no MASP no ano de 1976. Durante todo esse período um trabalho de construção e divulgação das obras de Veiga Valle foi intenso, tendo a OVAT como a principal promotora dos eventos de divulgação e Heliana Angotti-Salgueiro como principal estudiosa de suas obras. Portanto, o tema dessa dissertação é a análise dos fatores que fizeram Veiga Valle, artista silenciado, se tornar o símbolo do barroco goiano.por
dc.description.abstractJoaquim José da Veiga Valle (1806-1874) is considered the main baroque artist in Goiás, because of his sacred sculptures. However, from the period from his death in 1874 to the 1940s, when the transfer of the capital city of Goiás to Goiânia took place, there were practically no references to its artistic qualities. The hypothesis is that the vilaboense elite, resentful of the loss of the capital, began to seek its roots in order to place the city as the cradle of the goiana culture. It is precisely in this context that Veiga Valle's life and work are revalued with the exhibition organized by José Rescala. From then on Veiga Valle's works are exhibited at other times and at the height of an exhibition at MASP in the year 1976. Throughout this period, a work of construction and dissemination of the works of Veiga Valle was intense, with OVAT as the main promoter of the publicity events and Heliana Angotti-Salgueiro as the main scholar of his works. Therefore, the theme of this dissertation is the analysis of the factors that made Veiga Valle, a silenced artist, become the symbol of the baroque goiano.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-04-07T13:50:45Z No. of bitstreams: 2 1551270614_veiga_valle_-_da_morte_do_homem_ao_nascimento_do_artista_(1874-1983).pdf: 5980717 bytes, checksum: fd693e1a15af091d009cee36b93bac7d (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-04-07T13:51:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1551270614_veiga_valle_-_da_morte_do_homem_ao_nascimento_do_artista_(1874-1983).pdf: 5980717 bytes, checksum: fd693e1a15af091d009cee36b93bac7d (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-07T13:51:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1551270614_veiga_valle_-_da_morte_do_homem_ao_nascimento_do_artista_(1874-1983).pdf: 5980717 bytes, checksum: fd693e1a15af091d009cee36b93bac7d (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2018-04-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerradopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVeiga Vallepor
dc.subjectGoiás - Tradição vilaboensepor
dc.subjectVeiga Valle - Símbolo barrocopor
dc.subjectVeiga Valle - Artistic recognitioneng
dc.subjectGoiás - Vilaboense tradition - Resentmenteng
dc.subjectVeiga Valle - Baroque symbol - Artistic recognition.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApor
dc.subject.cnpqARTES PLASTICAS::ESCULTURApor
dc.titleVeiga Valle : da morte do homem ao nascimento do artista(1874-1983)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1551270614_veiga_valle_-_da_morte_do_homem_ao_nascimento_do_artista_(1874-1983).pdfDissertação5,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.